Esses nervos são constituídos por prolongamentos de neurônios sensitivos e motores. "Tais neurônios são capazes de regenerar seus prolongamentos e restabelecer as funções sensoriais que desempenhavam antes de lesados.
Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos. Estas células não têm a capacidade de se regenerar.
Eles perderam células nervosas em outras áreas do sistema nervoso, que, pelo que se sabe, não se reproduzem naturalmente. Neurônios não se dividem ao meio. São tão especializados que não têm as proteínas necessárias para se reproduzir.
Entre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir-se, encontramos os tecidos: a) nervoso e muscular.
Podemos classificá-los em tecidos lábeis, estáveis e permanentes, respectivamente.
O epitélio (pele) se regenera rápida e facilmente quando destruído. Células hepáticas (fígado) e tecido ósseo também apresentam alto poder de regeneração. As células do músculo liso são capazes de regenerar em resposta a fatores quimiotáticos (que atraem outras células) e mitogênicos (que promovem mitose).
O fígado é o único órgão do corpo humano que tem capacidade para se regenerar.
Quando o sangue entra no fígado, ele se transforma em aglomerados de células do fígado chamadas lóbulos. Essas células são únicas porque podem passar pelo ciclo de criação de células mais de uma vez. Isso faz do fígado o único órgão humano que pode se regenerar.
De átomos a células No entanto, embora o corpo passe por uma “recauchutagem celular” da cabeça aos pés em intervalos que variam entre 7 e 10 anos, vale lembrar que as células de diferentes órgãos e tecidos se renovam com ritmos diferentes, dependendo do quanto cada uma precisa trabalhar para desempenhar suas funções.
Há casos em que os médicos tiram até 75% do fígado do paciente. O restante, a quarta parte do órgão, é capaz de regenerar-se, se estiver em boas condições. Gradualmente, o fígado volta a exercer todas as suas funções. A fase crítica ocorre nos primeiros dias depois da operação.
Capacidade de regeneração O fígado é o único órgão interno capaz de se regenerar. Se uma pessoa perder até 75% de seu fígado, o restante é capaz de dar origem a um novo fígado completo, em até 8 anos.