O Estado pode interferir na ordem econômica de modo direto ou indireto. Assim, tem-se tanto a exploração direta da atividade econômica pelo Estado, quanto o Estado agindo como agente normativo e regulador da atividade econômica. Com isso, pode estatal pode ser um agente econômico ou um agente disciplinador da economia.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
As fases do capitalismo foram: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro. As fases do capitalismo foram marcadas por crenças diferentes.
Resposta: Explicação: Os países comunistas não tem conseguido abastecer sua população com fartura de produtos..... Podemos afirmar que a economia de mercado é a essência do funcionamento do capitalismo uma vez que é impossível que qualquer governo controle os preços e a produção de qualquer coisa em um país.
O capitalismo é amoral. A lógica do mercado é a lei da oferta e da procura, que não tem nada a ver com juízos de valor. É o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. ... Com o capitalismo, o consumidor é protegido pela presença de outros vendedores com quem pode negociar.
Os maiores índices de mortes documentados em estados alegadamente comunistas teriam ocorrido na União Soviética sob Josef Stalin, na República Popular da China sob Mao Tsé-Tung, e no Camboja (Kampuchea Democrático) sob o Khmer Vermelho.
Principais características do Socialismo A igualdade de divisão de bens entre a sociedade; O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção; A ausência de competição e lucro; A ausência de divisão de classes.