Hoje vamos responder essas perguntas e abordar uma série de fatos curiosos sobre esse importante mecanismo de defesa do nosso corpo. Vamos falar sobre tudo, definição, principais causas, qual a função e entender se espirrar faz bem ou mal no fim das contas.
Além disso, durante a gripe, ocorre inflamação da mucosa nasal, causando o nariz entupido e o acúmulo de secreção, logo, o corpo precisa forçar a expulsão do muco, para aliviar a obstrução nasal.
Podemos admitir que espirrar faz bem, uma vez que esse mecanismo promove uma limpeza das narinas e folículos que revestem a entrada dos dutos nasais. Dessa forma, é uma maneira do corpo prevenir a inalação de microrganismos causadores de doenças e alergias.
Nos períodos de epidemia de gripe, em geral o diagnóstico é clínico, ou seja, realizado sem auxílio de exames laboratoriais. Normalmente, pessoas com febre e sintomas respiratórios que se manifestaram há menos de 48 horas recebem o diagnóstico de gripe. Entretanto, em algumas situações, pode ser necessário confirmar o diagnóstico com exames, porque isso pode exigir uma mudança na conduta do tratamento. Encontram-se nessa situação os pacientes que têm de ser hospitalizados por causa da gripe, aqueles em que a doença evolui rapidamente ou de forma mais grave, as pessoas com mais de 65 anos e as gestantes.
Alguns tipos do vírus influenza podem provocar a doença, como o H1N1 (epidemia de gripe suína em 2009) ou o da gripe aviária (H5N1), por exemplo. Em condições habituais, porém, a maioria das infecções é causada pelos vírus da influenza A e B. Como a incidência maior de casos se dá no período mais frio do ano, o quadro recebe o nome de gripe sazonal.
Além disso, também se pode usar um xarope para a tosse, indicado por um médico, enfermeiro ou farmacêutico e que pode ser comprado em farmácias, para aliviar a tosse e eliminar a expectoração. Veja qual o xarope que deve escolher.
Fechar os olhos faz parte do reflexo muscular que leva ao espirro, porém, não se sabe se isso apresenta uma relação mais prática ou direta. Os olhos não vão pular para fora das órbitas e dificilmente alérgenos expelidos irão retornar ao organismo por essa via.
A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos de água morna e sal, assim como a ingestão de chás para dor de garganta, como hortelã ou gengibre. Nos casos em que a dor é muito forte ou não melhora, deve-se consultar um médico, já que pode ser necessário o uso de um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, por exemplo. Confira alguns remédios naturais para dor de garganta.
Os causadores dessa reação variam bastante, pode se tratar de pólen, poeira, ácaros, fumaça de cigarro, produtos químicos, odores fortes ou outros microrganismos, como vírus e bactérias.
No interior das narinas, temos uma série de folículos capilares que filtram o ar e são capazes de prender microrganismos e partículas sólidas, evitando que eles continuem invadindo o nosso corpo. Esses folículos sentem a presença desses corpos estranhos e enviam um sinal de alerta ao cérebro.
Também se pode usar um descongestionante nasal, com oximetazolina, por exemplo, mas não se devem exceder os 5 dias de utilização, já que utilizações prolongadas podem causar um efeito rebote. Confira algumas formas naturais de desentupir o nariz.
Os principais sintomas de gripe são febre alta, dor de garganta, dor no corpo, tosse seca persistente, espirros e nariz escorrendo ou entupido, e normalmente surgem de 2 a 3 dias após contato com uma pessoa infectada pelo vírus influenza.
Os sintomas de gripe aparecem de forma repentina e costumam durar de 2 a 7 dias. Em geral, a febre dura cerca de 3 dias, enquanto os outros sintomas desaparecem 3 dias depois da febre baixar.
Com isso, também podemos indicar que o espirro está entre os principais sintomas de muitas doenças que afetam o sistema respiratório, como alergias, rinite, sinusite, gripe e resfriado.
Existe um jeito certo de espirrar? De certo modo, sim. Considera-se que minimizar a propagação de partículas de saliva contaminada pelo ar como uma forma ideal de espirrar, normalmente cobrindo o nariz e a boca antes disso ocorrer.
O primeiro passo é tentar se preparar, principalmente se já estiver gripado, por exemplo. Nesse caso, mantenha lenços de papel sempre ao alcance e, ao perceber um espirro se aproximando, pegue um para cobrir o rosto.
Para melhorar a tosse e tornar a secreção mais fluida, deve-se beber bastante água e usar remédios caseiros que acalmem a garganta, como mel com limão, chá de canela e cravo-da-índia e chá de urtiga.
A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente pela inalação partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Por esse motivo, é importante tomarmos certos cuidados ao tossir ou espirrar, quando estamos doentes. O contágio por contato físico direto ainda não foi totalmente esclarecido, mas é possível que o contato com uma superfície que acaba de receber o vírus eventualmente facilite sua transmissão.