Esta é uma solução tecnicamente aceitável e que funciona muito bem, mas existe outra forma de aproveitar melhor os eletrodutos: utilizar o cabeamento de rede também para telefonia, economizando no material e aprovei- tando melhor a infraestrutura existente.
Ele é o mais lento entre as versões aqui listadas, conseguindo atingir taxas de transferência de até 100 Mbps pelas especificações técnicas. Apesar disso, se colocado em distâncias curtas, o fio consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet).
Pode haver um problema com o cabo de rede ou com a própria rede:
Cores de cabo de rede Exemplos dos esquemas de cores usados são:Laranja (alternativamente Laranja / Branco) para o fio colorido sólido e Branco / Laranja para o cabo listrado. Os trançados são extremamente importantes. Eles estão lá para neutralizar o ruído e a interferência.
Ou seja, se você tem uma distância de 90 metros de cabo horizontal, você pode ter um cabo de rede de até 10 metros. Se o cabo horizontal for de 80, o patch cord flexível pode ter até 20, e por aí vai. Porém, no caso do cabo flexível, existe perda de velocidade a partir de 10 metros.
Na parte da frente você vai ligar cada porta, utilizando patch cords (cordões de manobra), as portas do switch, roteadores, dessa forma ativando os pontos que você deseja utilizar. ... Isso ajuda a prevenir queima de portas do switch, pois você vai “manobrar” apenas os cabos no patch panel.
A função principal de um patch panel é organizar as conexões de rede de forma a garantir que as ligações sejam feitas e desfeitas de forma adequada. Para isso, ele funciona como um equipamento intermediário entre o rack e os demais equipamentos.