Os efeitos colaterais do chá de erva-cidreira são riscos possíveis quando há a ingestão excessiva da bebida. De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus) Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico.
Popular e amplamente consumida na forma de chá, a erva cidreira é conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos. Mas, além disso, é muito utilizada para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essas ocorrências estão relacionadas ao estresse.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.
Chá de erva-doce O chá de erva-doce serve para melhorar os sintomas de gripe e resfriado, como tosse, coriza e catarro. Este chá também é bastante conhecido por estimular a produção de leite materno.
Chá também combate o excesso de peso Consumir a erva-cidreira em forma de chá com um quarto de limão espremido também é uma ótima pedida para quem faz dieta. Segundo o endocrinologista Tércio Rocha, trata-se de uma arma poderosa para combater a ansiedade e a compulsão alimentar.
5 exemplos de plantas medicinais que ajudam a emagrecer são garcínia, feijão branco, guaraná, chá verde e erva-mate....Veja porque estas plantas medicinais ajudam a emagrecer:
Uma delas é a do limão com erva cidreira. ... O chá tem maior absorção das substâncias presentes na erva-cidreira, sendo ideal para combater a insônia e evitar a fome noturna. Assim como toda dieta, para funcionar é preciso combiná-la com exercícios físicos e maneirar na alimentação.
Diminuir inchaço, já que possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido do organismo; Aliviar a gripe, diminuindo a tosse, a asma e o excesso de secreção, quando utilizada na aromaterapia.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
Folhas de hortelã, salsa, gramíneas, manjericão, lavanda, erva-cidreira, entre outros estão liberados e podem ser ingeridos sem problemas. Alguns, inclusive, ajudam – e muito – quando eles se sentem enjoados ou quando um alimento não caiu bem.
Mas existe uma forte razão para eles gostarem tanto do capim, é que ele provoca uma limpeza digestiva e possui efeito calmante. Por se lamberem, cachorros e gatos acabam ingerindo muitos pelos e isto causa indigestão, ao comerem a erva ela provoca vômito e este traz consigo os pelos ao longo da via digestiva.
Seu extrato também pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, uma vez que a erva atua como antisséptico. O chá de capim-santo, por sua vez, é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.
Capim-Cidreira e seus Benefícios
Pesquisei sobre reeducação alimentar e chás que ajudam a emagrecer. Foi assim que descobri meu grande aliado, o chá de capim-santo. Ele é diurético, tira a fome, diminui a ansiedade e acelera o metabolismo.
É indicada para dores abdominais, cólicas intestinais e urinárias, dores de cabeça e tosse. Auxilia no tratamento para a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia. Ajuda no combate de diversas doenças como o reumatismo, inflamação nos rins e doenças no fígado. Alivia a tensão muscular fazendo o corpo relaxar.
Regas: De duas a três vezes por semana. Luz: Sol pleno. Solo: Arenoargiloso acrescido de matéria orgânica e mantido úmido. Clima: Tropical e subtropical, desde que não haja geadas.
O Capim cidreira é de fácil cultivo e não requer maiores cuidados. Mantenha o vaso em local que tenha luz solar, mínimo 3 horas por dia, regue sempre que necessário para manter a terra úmida, mas não encharcada. E aplique húmus de minhoca ou outro adubo orgânico na terra, para manter a planta bem nutrida.
O plantio é feito retirando-se mudas de plantas bem estabelecidas. Retire da touceira mudas com algumas raízes, consistindo de uma haste grossa ou duas hastes finas. É incomum cultivar a espécie Cymbopogon citratus a partir de sementes, pois a planta raramente floresce.
Os esporos (principalmente os urediniósporos) podem sofrer dispersão através do vento, água da chuva ou água de irrigação. Esses esporos aderem à superfície das folhas úmidas, podendo infectá-las durante os períodos de alta umidade relativa.
Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês. Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP.
No caso de fungos que podem ser “raspados” das folhas, o cultivador pode escolher um dia de Sol e usar um papel toalha úmido para remover o mofo e até podar as folhas atacadas. Nesses fungos de folha, costuma ser necessário utilizar um borrifador com uma solução antifúngica.