O porongo é utilizado nos estados do Sul do Brasil e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia, recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate. A cabaça também é utilizada para fins de ornamentação de residências e festas folclóricas em geral.
É usada na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos.
Sua casca natural é considerada repleta de impurezas e um tratamento é indicado para deixar o material pronto para artesanato. S cabaça é mergulhada em água por 10 minutos e esfregada com uma esponja de prato com o lado áspero até remover toda a sujeira. Só após isso é possível iniciar os trabalhos.
De origem indígena, a maraca, como é mais conhecida, é um idiofone de agitamento....Você vai precisar de:
Preencha a guampa com água quente até a borda e deixe descansar em lugar seguro por pelo menos trinta minutos, ao findar desse tempo descarte a água e lave a guampa com detergente neutro e uma esponja, de preferência uma escova para lavar vidrarias, não usar palha ou esponja de aço.