A dosagem de Alfa-1 antitripsina é realizada para auxiliar no diagnóstico do enfisema precoce, especialmente quando o paciente não possui fatores de risco claros, como tabagismo ou exposição a irritantes pulmonares como poeira e fumaça.
De forma simples e direta definimos uma glicoproteína como um tipo de proteína que apresenta em sua cadeia um carboidrato ligado a essa proteína. As glicoproteínas são relevantes pois apresentam importante função na estrutura, na reprodução, no sistema imunológico, nos hormônios e na proteção de células dos organismos.
As glicoproteínas ligadas ao O (Oxigênio) são normalmente sintetizadas pela adição de resíduos de açúcar à cadeia lateral hidroxila de resíduos de serina ou treonina em polipeptídeos no aparelho de Golgi.
E – Glicoproteína: associação entre carboidratos e proteínas de membrana; F – Glicolipídios: associação entre carboidratos e lipídios. As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos.
A glicosilação - adição de resíduos de açúcar a uma proteína - no retículo endoplasmático granuloso é mediada por enzimas presentes no lúmen reticular e ocorre de forma co-traducional, ou seja, durante a síntese da proteína pelos ribossomos aderidos à membrana reticular.
As etapas iniciais mais importantes deste processo de glicosilação (acréscimo de açúcares às proteínas), essencial para a função que estas macromoléculas irão desempenhar, ocorrem justamente no interior das cisternas do retículo. ...