Alguns medicamentos para resfriado, gripe e tosse contêm descongestionantes e expectorantes, que podem reduzir sua produção de leite. Não tome nada que contenha fenilefrina, fenilpropanolamina ou guaifenesina. Também é melhor evitar medicamentos que provoquem sonolência, quando você estiver amamentando.
Quem responde é a Dra. Rita Sanchez, coordenadora da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein: “Quando a mãe fica gripada, os vírus que circulam no sangue dela podem passar ao leite em pequena quantidade. No entanto, os anticorpos que ela cria para defesa da gripe também passam, em número muito maior.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Para combater a tosse, que pode ser muito desconfortável na gravidez, o que se pode fazer é beber bastante líquidos para facilitar a eliminação das secreções, além de também ser interessante chupar uma bala gengibre ou de mel, já que são capazes de evitar que a garganta fique seca e irritada.
Durante uma gripe ou resfriado, sintomas como dor de cabeça, dor de garganta ou no corpo e febre são muito frequentes e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê.
Em alguns casos, quando a tosse seca é persistente e a gestante apresenta até mesmo dor na barriga, por causa da tosse, devido ao estiramento dos músculos abdominais e as repetidas contrações destes devido a tosse, o médico poderá receitar um xarope ou comprimido anti-histamínico como a Cetirizina, para aliviar e a ...
Os medicamentos normalmente recomendados a gestantes são o paracetamol e o buscopan em caso de dores e febre. No caso da tosse na gravidez, é recomendada a inalação com soro fisiológico somente e um chá de mel com limão para acalmar a irritação.
Depois de saber o que o bebê sente quando a mãe tosse, muitos se perguntam sobre os espirros. Mesmo se tratando de uma ação mais abrupta, poderia causar algo parecido? A resposta é sim. O que acontece é que “o espaço do bebê” encolhe um pouco e se expande de novo e imediatamente.
As gestantes ficam mais suscetíveis a doenças durante a gravidez. O sistema imunológico dá uma diminuída e fica mais debilitado. Por isso, o risco de pegar uma gripe aumenta. Uma gripe durante a gravidez pode chegar a ser perigosa.
Chás vetados para grávidas
Os chás permitidos na gravidez podem ser de imensa importância e contribuição para a saúde da mulher durante os períodos de gestação e pós-gestação....Confira a lista dos chás que uma grávida pode tomar: