Lisboa
Porque é usada de uma forma não canónica, apesar de o escritor já fazer parte do cânone literário: falta no texto o travessão para identificar o interlocutor no diálogo e somos apenas ajudados pelo início das falas de cada personagem ser assinalado por uma capitular.
O único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa foi entregue ao escritor português José Saramago, no dia 8 de outubro de 1998. Sobre a premiação, o júri disse que o escritor português “com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”.
José Saramago foi um escritor português, ganhador do prêmio Nobel de literatura, que é considerado um dos principais autores da língua portuguesa no âmbito internacional. Dentre suas obras mais famosas há “Ensaio Sobre a Cegueira” e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.
José Saramago foi um escritor, poeta, contista, dramaturgo e jornalista português. É considerado a maior expressão da literatura portuguesa contemporânea. Foi o primeiro escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga.
18 de junho de 2010
Caim
87 anos (1922–2010)
Quantos anos tenho? Tenho a idade em que as coisas são vistas com mais calma, mas com o interesse de seguir crescendo. Tenho os anos em que os sonhos começam a acariciar com os dedos e as ilusões se convertem em esperança.
Não importa se faço vinte, quarenta ou sessenta! O que importa é a idade que eu sinto. Tenho os anos de que preciso para viver livre e sem medos. Para seguir sem medo pelo caminho, pois levo comigo a experiência adquirida e a força de meus anseios.
Quando me perguntam quantos anos eu tenho, respondo: "Tenho na verdade os anos que me restam, porque os anos vividos não os tenho mais..."
"Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós, Se não saímos de nós próprios" (José Saramago). Somos todos ilhas desconhecidas. Nunca compreendi tão bem esse conto do José Saramago como hoje.