Como explicado, a curva ABC é utilizada no gerenciamento de estoques e tem como principal objetivo oferecer informações que permitam categorizar os itens de grande impacto e importância para a empresa. Esse método também é conhecido como regra 80/20 ou Diagrama de Pareto.
Ao inserir todos os dados relacionados ao estoque e seus custos, você deve organizá-los em ordem decrescente de porcentagem. Depois, some as primeiras linhas de porcentagem até chegar a 80% (ou próximo desse número). Essa soma representa cerca de 20% dos produtos listados e faz parte da Classe A da classificação ABC.
Derivada do princípio de pareto, a curva ABC é um método abrangente de classificação que permite orientar informações, clientes e/ou produtos com relação à sua importância, dividindo os itens em três categorias facilmente distinguíveis. ... A curva ABC pode ser usada tanto para matéria-prima quanto para produtos acabados.
A curva ABC é uma ferramenta que ajuda no controle de insumos e mão de obra definindo prioridades para a compra e execução das etapas de construção. A curva ABC é uma ferramenta do orçamento que ajuda no controle de itens e insumos.
2. Criando o gráfico Curva ABC
A curva ABC é um método de classifica‑ ção de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número, para se estabelecer formas de gestão apropria‑ da à importância de cada medicamento em relação ao valor total dos estoques20.
Toda farmácia trabalha com vários medicamentos, o que envolve diferentes fabricantes e diversas apresentações, sendo importante a organização de prateleiras e gavetas para facilitar a procura pelo medicamento. ... Organizar os medicamentos por ordem alfabética; • Separá-los por grupo ou seção em que se enquadram.
Grupo de cremes, pomadas, supositórios, óvulos, bastões, inaladores e pós granulados. Grupo de envelopes de comprimidos ou pós devem ser guardados em gavetas e na parte externa. Por exemplo: em gôndolas na frente da farmácia. Grupo de entorpecentes e psicotrópicos devem ficar no armário de medicamentos controlados.
Deve-se organizar a gôndola por gênero de produtos, agrupando os itens da mesma espécie lado a lado, por exemplo, hidratantes (todos as marcas), shampoo (todas as marcas), desodorantes (todas as marcas) e assim sucessivamente.