Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los. Normalmente vêm acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar.
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.
Resposta. As opções B e F apresentam verbos intransitivos. O verbo "Dormir" tem sentido completo (quem dorme, dorme; não é necessário um complemento). O verbo "morrer" também tem sentido completo (que morre, morre; não é preciso complemento).
Os verbos podem exigir ou não elementos que os acompanhem, os complementos verbais, conforme isso se dá são classificados em: Intransitivos: não exigem complemento algum. Transitivo direto: exigem o objeto direto. Transitivo indireto: exigem o objeto indireto.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."