Onde Paulo Mendes Da Rocha Nasceu?

Onde Paulo Mendes da Rocha nasceu

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. — Paulo Mendes da Rocha

O arquiteto, urbanista e professor capixaba é referência na arquitetura brasileira e no brutalismo

No processo de formalização conduzido por Mendes da Rocha, não é o apuro no detalhe construtivo ou a expressividade plástica que comandam, mas a monumentalidade da técnica. Não há a intermediação do capricho artesanal ou da composição em seu raciocínio, pois a relação entre técnica e pensamento é direta. "Raciocina-se com a engenhosidade possível. Não se pensa com formas autônomas ou independentes de uma visão fabril delas mesmas", diz Paulo Mendes. E completa: "Quando o arquiteto risca no papel uma anotação formal, um croquis, está convocando todo o saber necessário, mecânica dos fluidos, mecânica dos solos, máquinas e cálculos que sabe que existem para fazer aquilo. Não se trata de fantasias, mas uma forma peculiar de mobilizar o conhecimento, o modo arquitetônico."6

Concebido em parceria com o escritório MMBB, o Sesc 24 de Maio é outro marco na carreira do arquiteto. Localizado no centro de São Paulo, as rampas de acesso aos 11 andares homenageiam as ladeiras da cidade. Já as paredes de vidro são sustentadas por estruturas de ferro, e formam um mosaico espacial. 

Sesc 24 de Maio (2017)

Sesc 24 de Maio (2017)

Os artigos enciclopédicos neste site são produtos de uma construção coletiva, atribuída aos “Editores da Enciclopédia”. Eles foram escritos, editados, revisados e atualizados, total ou parcialmente, por consultores e especialistas internos e externos durante os mais de 20 anos da Enciclopédia.

Mendes da Rocha foi um representante legítimo da arquitetura preconizada pela Escola Paulista – que empregava o brutalismo do concreto armado e a ênfase em soluções estruturais de grande porte –, encabeçada por Vilanova Artigas, que se tornaria espécie de mentor dele.

Museu Brasileiro da Escultura (1986)

Nesse período e nos anos que se seguiram, Paulo Mendes da Rocha projetou obras marcantes, sempre caracterizadas pelo uso da técnica para transformar a topografia e as estruturas já existentes em prol de uma obra que vai integrar seu uso ao entorno, graças ao engenho humano.

Apesar da carreira brilhante, tanto arquitetônica como acadêmica, influenciando toda uma geração de estudantes na FAU, Paulo Mendes da Rocha foi afastado da Universidade de São Paulo por motivos políticos, no ano de 1969.

Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

O arquiteto foi responsável pela implantação do museu no prédio histórico, sem prejudicar o fluxo de passageiros na Estação da Luz, em São Paulo. Por este motivo, a visitação ocorre de cima para baixo, e foram instalados quatro novos elevadores. Uma cobertura de metal e vidro, cujo desenho lembra o da Pinacoteca, foi instalada sobre os pátios. 

Mendes da Rocha projetou o espaço quando tinha apenas 29 anos. A estrutura conta com seis grandes pilares de concreto, que se afinam próximos ao solo. A obra lhe rendeu o Grande Prêmio Presidência da República, na 6ª Bienal Internacional de São Paulo.

Paulo Mendes da Rocha: o mestre da arquitetura “oportuna”

Após o Ato Institucional nº 5 (AI-5 ), Mendes da Rocha é afastado da FAU/USP em 1969, à qual retornará, com a anistia, apenas em 1980, na função de auxiliar de ensino – permanecerá nessa condição até tornar-se professor titular em 1998, ano em que se aposentará compulsoriamente, por ter completado 70 anos de idade.

Em maio de 2016, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza pelo conjunto de sua obra.

Ícone da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha é frequentemente destacado pelos vários prêmios recebidos durante a sua carreira, entre os quais o Pritzer, em 2006, e o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016. Mas sua trajetória é muito mais extensa e memorável!

Ginásio do Clube Atlético Paulistano (1961)

Você com certeza conhece boa parte dessas obras de Paulo Mendes da Rocha, certo? Veja outras obras da arquitetura moderna brasileira que mudaram a cara do país.

Enquanto no trabalho de Vilanova Artigas, mentor de Mendes da Rocha, a visão didática da estrutura prevalece, nos projetos deste último a construção não parece carregar um sentido pedagógico explícito. Ela, antes, foge do formalismo, exprimindo-se na forma de "gestos primários", quase arquetípicos. Esse é o sentido da construção de uma topografia artificial no mencionado Pavilhão do Brasil. Trata-se, em suas palavras, de "uma visão poética sobre a forma que ultrapassa, na sua dimensão humana, a estrita necessidade". Uma arquitetura que se distancia do modernismo heróico, e que declara desejar-se menos "funcional" do que "oportuna".3

',bookmark.title,"

Um dos projetos mais significativos de sua carreira foi o MuBE, em São Paulo. Uma verdadeira escultura, a construção é sustentada por uma enorme viga perpendicular à via principal e um vão livre de 60 metros. O projeto conta ainda com um jardim assinado por Roberto Burle Marx.

Nascido em 25 de outubro de 1928, em Vitória, Paulo Archias Mendes Rocha tinha pai engenheiro (um professor de “Naval e Recursos Hídricos” na POLI, em São Paulo) e, talvez por essa influência paterna, tenha defendido que a “arquitetura primordial é a geografia”.

Onde estudou Paulo Mendes da Rocha?

Universidade Presbiteriana Mackenzie1954 Paulo Mendes da Rocha/Formação

Qual a importância da arquitetura de Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura brasileira?

O reconhecimento internacional de Mendes da Rocha, sua produção diversa e singular, além do valor simbólico que suas obras têm entre os que vivenciam a cidade, são os fatores que determinam a importância do arquiteto para o Brasil e explicam sua posição proeminente nas discussões e eventos sobre a arquitetura e o ...

Quem foi Paulo Mendes da Costa?

Paulo Archias Mendes da Rocha (Vitória, 25 de outubro de 1928 – São Paulo, 23 de maio de 2021) foi um arquiteto e urbanista brasileiro....Paulo Mendes da Rocha.Mais 5 linhas

Quando Paulo Mendes da Rocha nasceu?

25 de outubro de 1928 Paulo Mendes da Rocha/Data de nascimento

O que é arquitetura para Paulo Mendes da Rocha?

Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia - MuBE New National Coach MuseumPalácio Boa VistaEstádio Serra Dourada Paulo Mendes da Rocha/Estruturas

Quando Paulo Mendes da Rocha morreu?

23 de maio de 2021 Paulo Mendes da Rocha/Data de falecimento

Como Paulo Mendes da Rocha morreu?

Câncer de pulmão Paulo Mendes da Rocha/Causa do falecimento

Quantos filhos tem Paulo Mendes da Rocha?

Pedro Mendes da Rocha Joana Mendes da Rocha Paulo Mendes da Rocha/Filhos

Qual a causa da morte de Paulo Mendes da Rocha?

Ele tinha um câncer de pulmão e estava internado em São Paulo. A morte foi confirmada por seu filho, Pedro Mendes da Rocha.

Quando morreu Paulo Mendes da Rocha?

23 de maio de 2021 Paulo Mendes da Rocha/Data de falecimento

Qual arquiteto morreu hoje?

O arquiteto Wandenkolk Tinoco, de 85 anos, morreu de Covid-19, no Recife, na quarta-feira (4) (veja vídeo acima).