Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
Os melanócitos são células dendríticas que produzem a melanina, essas células são encontradas entre a junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além dessa célula estar presente na pele, ela também se apresenta em nossa retina.
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
O que é melanócitos? É a célula responsável pela produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. A melanina é responsável pela proteção das células da pele dos raios solares.
A tirosinase é uma enzima chave para a biossíntese de melanina. É uma enzima “cobre-dependente” que pode existir em três estados intermediários: desoxi (Cu1+ -Cu1+), oxi (Cu 2+ - O2 -Cu2+) e met (Cu2+) - Cu2+). Apresenta atividade bifuncional, pois oxida fenóis ou catecóis em seus o-difenóis corresp...
" A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira". Mas não pense que é só comer certos alimentos e fim da história.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
"É a forma mais eficaz e segura. O mais usado é o Q-Switched Nd-YAG. O laser tipo Alexandrite também é utilizado, em casos mais específicos, como em pigmentos mais escuros ou quando estão em camadas mais profundas da pele", explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.