Já a retropulsão consiste na movimentação de retorno desse conteúdo para o corpo gástrico. Esses movimentos ocorrem com a finalidade de diminuir as partículas do conteúdo gástrico, pois só assim elas conseguem atravessar o estreito óstio pilórico.
fígado
- O quilo é formado no intestino delgado O quimo vai chegar ao intestino delgado, onde a digestão irá continuar. Grande parte desse processo ocorre na porção inicial do intestino, o duodeno.
Quando no estômago, o bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago.
Quando o alimento entra no estômago, o suco gástrico é produzido. Composto por água, sais, enzimas e ácido clorídrico, ele é altamente corrosivo e, como proteção, a mucosa gástrica é revestida por uma camada de muco.
Em humanos, localiza-se na cavidade abdominal, entre o esôfago e o intestino delgado. É no estômago que ocorre uma importante etapa do processo digestivo. Nele, existem glândulas que produzem o suco gástrico, responsável por envolver os alimentos em digestão e transformar o bolo alimentar em quimo.
O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2. O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas.