Criado por Samuel F.B.Morse, o código tem uma fluidez musical e rítmica para o som. A primeira mensagem enviada em código morse por longa distância viajou de Washington, D.C, para Baltimore em uma sexta-feira, 24 de maio, em 1844, há 175 anos.
O Código Morse utiliza uma sequência única de traços e pontos para representar cada caractere (letras, números e sinais de pontuação). O tempo de duração de cada traço corresponde ao triplo do tempo de um ponto. Os pontos ou traços são seguidos de um rápido silêncio, que equivale à duração de um ponto.
Diz-se que o código Morse é um código binário (literalmente significa dois por dois) porque os componentes do código consistem em apenas duas coisas - um ponto e um traço. A Wikipedia, por outro lado, diz: Estritamente falando, não é binário, pois existem cinco elementos fundamentais (consulte o quinário).
Desde o início, antes mesmo de ser chamado de SOS, o sinal no Código Morse consistia de três pontos, três espaços e mais três pontos, que, segundo o Código Morse, formam as letras, respectivamente, “s”, “o” e “s”. Logo o sinal foi chamado de SOS, para ajudar as pessoas a memorizarem a posição dos pontos e dos espaços.
Ligue sua lanterna e deixe-a acesa por um ou dois segundos. Desligue-a. Repita isso três vezes. O símbolo internacional para "O" do SOS é três lampejos longos de luz.
Significado de SOS substantivo masculino Abreviação da expressão inglesa utilizada internacionalmente como pedido de socorro. ... Sigla do inglês save our souls.