O ligamento redondo é um tecido conjuntivo liga a lateral do útero até os grandes lábios (na vulva), passando pelo canal inguinal. Cada mulher possui dois ligamentos redondos, um do lado esquerdo e outro do lado direito.
Cérvix, cérvice ou colo do útero: extremidade estreita e inferior do útero que se comunica com a vagina. O colo uterino mede cerca de 2 cm a 4 cm de comprimento.
O útero baixo é caracterizado pela proximidade entre o útero e o canal vaginal, o que pode levar ao surgimento de alguns sintomas, como dificuldade para urinar, corrimento frequente e dor durante a relação sexual, por exemplo.
Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por 3 meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Medicamentos Os antidepressivos, antipsicóticos, imunossupressores e anti-hipertensivos também podem atrasar a menstruação.
Viroses comuns, como gripo, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites, podem ser suficientes para atrasar a menstruação. Ganhar peso ou emagrecer em pouco tempo também é uma causa para o atraso menstrual. Uma tireoide que funcional mal também pode causar alterações no ciclo.