Seu funcionamento parece complexo, porém é bem simples. Tudo começa pelo motor através da rotação do virabrequim. Esta rotação é transmitida até o volante do motor e consequentemente até a caixa do conversor de torque que encontra-se fixa no volante para que o sistema gire na mesma velocidade do motor.
Evolução do câmbio robotizado, a transmissão de dupla embreagem consiste em um mecanismo muito mais sofisticado de trocas de marchas, uma vez que apresenta dois eixos primários, um para marchas pares e outro para ímpares e marcha a ré, acoplados a duas embreagens.
Automático TipTronic x DSG: confiabilidade x eficiência Um câmbio automático tradicional, com conversor de torque, como é o caso do TipTronic de seis marchas, são caixas robustas e confiáveis, bem mais robustas e confiáveis, inclusive, que as respectivas transmissões manuais.
Embora a impressão ao dirigir seja mais parecida com o de um automático convencional, a caixa de dupla embreagem é bem mais rápida. CVT: A sigla, que significa Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável) deixa claro que se trata de um bicho completamente diferente.
Honda. Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.
Inovador na forma de aproveitar o espaço interno e em oferecer configurações múltiplas de uso dos assentos, o Honda Fit também foi o primeiro automóvel da marca a adotar, ainda em 2003, o câmbio do tipo CVT.
Após analisar todas as queixas, e algumas vezes elogios, concluímos que a melhor opção de câmbio automatizado atualmente é o I-Motion da Volkswagen. Por outro lado, você deve fugir do PowerShift, pois é o câmbio mais problemático de acordo com as pesquisas.
As trocas manuais no i-Motion são feitas mais rapidamente, enquanto no Dualogic, é preciso movimentar a alavanca de acordo com o tempo de processamento do sistema.
Atualmente, o carro automático mais em conta disponível no mercado brasileiro é o Toyota Etios X, com motor 1.
Diferente do manual, o câmbio automatizado não precisa que o motorista passe as marchas. Elas funcionam de acordo com a necessidade do motor do automóvel. Dessa forma, o carro tem saída suave e não sofre engasgos. No câmbio automático, os componentes da embreagem e de câmbio são exatamente iguais à transmissão manual.
Esse tipo de câmbio tem componentes da embreagem e transmissão idênticos ao da versão manual. Porém, em vez do pedal de embreagem, há um sistema auxiliar - um robôzinho - para desacoplar o motor e engatar as marchas. Por isso essa caixa também é chamada de robotizada.
O mais barato é o automatizado. Os componentes da embreagem e câmbio são idênticos à transmissão manual, porém ao invés do pedal da embreagem há um sistema auxiliar para desacoplar o motor da transmissão e outro para engatar as marchas, que podem ser eletrohidráulicos ou 100% eletrônicos.
A primeira é que sim, existe a possibilidade de se trocar um câmbio automático por um manual, isso irá depender completamente de cada caso a ser estudado.
O segredo é você deixar que a velocidade do seu veículo reduza até que se torne compatível à marcha que deseja colocar. Atingindo essa velocidade, você deve pisar fundo na embreagem e, assim, realizar a mudança. Solte a embreagem devagarzinho enquanto volta a acelerar o veículo. Pronto!
Pesquisa com oficinas especializadas em São Paulo e no Rio mostra que o item custa entre R$ 1.
Depois de ligar o carro automático, mantenha o pé no freio e mude para a posição desejada na alavanca do câmbio. Para a frente, D. Para trás, R. O N é o neutro e mantém o carro parado e desengatado, é como o ponto morto do câmbio manual.
Se o seu carro automático estiver patinando nas trocas de marcha, ele pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. Procure imediatamente uma oficina para verificar e solucionar o defeito.
Continue lendo:
5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático
Passos
Com o motor em marcha-lenta puxe a alavanca de medição, limpe-a, vire-a num ângulo de 180 graus (senão ela vai travar novamente no lugar) e reinsira-a completamente. O nível deverá estar dentro da área hachurada do lado HOT da vareta.