A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. O objetivo deste método é bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. A anestesia raquidiana é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, em um local abaixo da medula espinhal.
Dentre os principais tipos de anestesia estão: a peridural e a raquidiana, que podem ser usadas combinadas ou separadas. Ambas são utilizadas nos dois métodos de parto — a cesárea e o parto natural. Nesse último, a medicação é aplicada em menor quantidade, para garantir que a mulher continue sentindo as pernas.
Para realizar a anestesia raquidiana, uma agulha de pequeno calibre é inserida nas costas, de modo a atingir o espaço subaracnoide, dentro da coluna espinhal. Em seguida, um anestésico é injetado dentro do líquido espinhal (liquor), produzindo dormência temporária e relaxamento muscular.
A diferença entre a anestesia raquidiana e peridural é que na raquidiana o anestésico é aplicado no líquido que envolve a espinha, enquanto que na peridural a agulha não atinge o espaço em que está o líquido.
Portanto, a aplicação de uma compressa morna ou um pano com água morna no rosto pode ajudar a reduzir o tempo da anestesia do dentista. O ideal é usar uma compressa de gelo, se você estiver com dor de dente. Ele ajuda a retardar os impulsos nervosos da dor e, assim, reduz o incômodo provocado pelo procedimento.
Esse é um risco que pode provocar danos mais sérios para o paciente. Independentemente da gravidade da cárie, é imprescindível a intervenção de um cirurgião-dentista. Apesar de o tratamento de cárie não ser um procedimento muito complexo, ele necessita da aplicação de anestesia.
O efeito da anestesia geralmente desaparece completamente em 24 horas. Após esse período, a personalidade do seu gato geralmente volta ao normal. Os veterinários recomendam que permaneço perto do seu gato na primeira noite para observar seus níveis de atividade e monitorizar cuidadosamente a recuperação.
Abaixo, separamos sete dicas de como ajudá-lo a ter uma recuperação mais tranquila.
Anestesia inalatória Como o nome sugere, é absorvida por meio da inalação. Com o pet sedado previamente, ele é intubado e posicionado para inalar a anestesia e passar pela cirurgia. Nesse caso, o pet permanece com o tubo endotraqueal durante todo o procedimento.
Em alguns casos, em menos três dias o gato já pode tirar o colar. Em outros, é preciso deixar o animal com o colar mais alguns dias. Quanto menos o tutor mexer no local da cirurgia, menos o gato vai cheirar e se lembrar do machucado.