O Brasil é um grande produtor e consumidor de produtos derivados de animais. Nos últimos anos, o país ampliou a produção de forma que saísse da quinta posição mundial em 1960, até chegar na segunda posição em 1990, colocação que ainda mantém.
A pecuária consiste em um conjunto de técnicas de criação de animais com finalidade econômica. Confira o conceito, definição, tipos e impactos desse importante setor da economia.
Nessa modalidade, os animais são criados confinados em espaços pequenos e como utilizam pouco seus músculos, sua carne se torna mais macia. A pecuária intensiva é característica de regiões mais desenvolvidas.
Além disso, a pecuária também contribui para o efeito estufa, uma vez que o processo digestivo emite o gás metano. Essa emissão é estimada em 80 milhões de toneladas por ano e corresponde a cerca de 22% das emissões totais de metano geradas por ação do homem.
Na criança extensiva, os animais são criados em grandes áreas de pastagem, com baixo investimento em comparação com a criação intensiva. Assim, os animais alimentam-se do pasto e suplementos minerais.
O termo agropecuária é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades da pecuária e da agricultura. A pecuária se divide em diferentes tipos de cultura, como bovinocultura (criação de bois/vacas), avicultura (criação de aves)ou a apicultura (criação de abelhas).
A pecuária se refere à atividade econômica de criação de animais para a produção de alimentos e outras matérias-primas para consumo, como couros, peles e ossos.
A criação intensiva é conhecida como sistema de confinamento e semiconfinamento. O objetivo é criar o maior número de animais no menor espaço possível. Nesse sistema, a tecnologia, inseminação artificial, maquinários, insumos e fertilizantes são amplamente utilizados.
2. [UEPB]
O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto:
A produção avícola é hoje ainda mais semelhante a uma operação fabril. […] Algumas das grandes empresas de alimentos, como a Ralston Purina, a Cargill e a Allied Mills, são responsáveis por gigantescas instalações aviárias que processam dezenas de milhares de galinhas por dia. Como na organização fabril, as chaves dessa produção são a procriação especial, alimentação intensiva enriquecida, estímulos químicos (hormônios) e o controle de doenças. […] O alimento passa na frente das galinhas imóveis, numa correia transportadora, enquanto ovos e excrementos são removidos em outras correias. A iluminação artificial supera o ciclo diário natural e mantém as galinhas em postura constante.
Os animais são incentivados a percorrer novos caminhos em busca de comida e água. Nessa modalidade, a produção e, consequentemente, o lucro são baixos. Por isso, é mais comum para subsistência.
A pecuária é uma das atividades mais antigas, advinda da necessidade de cercar os animais para garantir alimentação. Posteriormente, os humanos aprenderam a técnica de reprodução.
c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
Segundo o renomado pesquisador Jodenir Teixeira, a pecuária bovina exerceu importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil desde a sua colonização, sendo relevante até hoje.
Já a pecuária intensiva é aquela que é praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc.
A pecuária intensiva se utiliza de instrumentos tecnológicos para uma maior produtividade, como máquinas e equipamentos, mão de obra qualificada, insumos, sementes híbridas, transgênicos, clonagem e inseminação artificial.
Nos últimos anos, as tradicionais regiões de pecuária vêm cedendo espaço à exploração de culturas que proporcionam maior rentabilidade por área e a criação de gado bovino tem se deslocado para as zonas de expansão da fronteira agrícola.