Refere-se a um elevado grau de consciência envolvido na atividade prática. Supõe a “reflexão sobre a prática”. É consciência da práxis.
Ela tem o objetivo de garantir o conhecimento, por meio de projetos pedagógicos e métodos desenvolvidos pela Escola e o Professor. ... Já a ação é vista como uma característica inerente do ser, sendo fundamental para o processo reflexivo da prática, estando ligada a subjetividade do professor.
A ação docente na educação profissional visa à educação das competências e também das sensibilidades, pelo fato de que as pessoas são dotadas de necessidades físicas e psicológicas. E a eficácia do processo educacional se dá à medida que se atende a ambas as necessidades.
A atividade reflexiva é uma proposta rica de interação entre o sujeito que aprende e o sujeito que ensina. O educador durante sua interação com o estudante e o objeto a ser aprendido, promove um maior desenvolvimento da capacidade do estudante de ampliar suas habilidades cognitivas.
O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.
Professor é aquele que compartilha conhecimento do que viveu ou estudou para outros, tendo como base o que lhe foi ensinado e experimentado. Já o pesquisador é aquele que pesquisa, que busca novos conhecimentos, que refuta teses e teorias e vai ao encontro que novas respostas, que por sua vez, geram mais perguntas.
A compreensão da importância da pesquisa em sala de aula contribui para o investimento numa formação continuada de qualidade, uma vez que há por parte do aluno reflexões sobre os processos educacionais desejáveis, tanto em sua formação quanto em sua prática educacional, além da análise de suas concepções de ...
A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando à melhoria de suas práticas pedagógicas e à autonomia do professor. ... A pesquisa é sempre uma investigação para conhecimento da realidade, entendimento sobre a mesma e quando necessário à busca de sua transformação.
A pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.
A indagação sobre o homem e suas capacidades podem ser tomadas como ponto de partida não só para o entendimento do Homem, do ponto de vista filosófico, mas também como ser capaz de produzir seu mundo. ... Com ela e a partir dela os humanos se relacionam com o mundo, consigo mesmos e com suas criações.
Resposta. A filosofia é baseada nos questionamentos, no sempre querer saber mais. Indagar pode ajudar as pessoas a adquirir novos conhecimentos e tornarem-se mais sábios.
Entre tantos auxílios, a filosofia transforma o medo da existência em um alívio ao ajudar a lidar com adversidades e a viver melhor, com menos sofrimento. Sua missão é tornar viável a busca pela felicidade através do pensamento de filósofos que podem acolher a aconselhar a mente em momentos de dificuldade.