De acordo com a Dra. Ana Clara Kneese Nascimento, hematologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pacientes com PTI podem sim engravidar. Mas alguns cuidados serão necessários. “Algumas pacientes podem apresentar problemas menstruais, mas isso não é comum e deve ser reportado ao médico.
As mulheres que têm casos leves de PTI geralmente podem passar a gestação sem tratamento. As mulheres grávidas que têm contagens muito baixas de plaquetas ou um sangramento muito intenso são mais propensas a ter sangramento intenso durante o parto ou depois.
Não há contra-indicação para a realização de tatuagens com esse valor de plaquetas. Sugiro repetição do hemograma na semana do procedimento para maior segurança e que consulte um hematologista em caso de dúvidas.
A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença de natureza autoimune que se caracteriza pela queda no número de plaquetas no sangue, levando ao aparecimento de equimoses, petéquias ou sangramentos de mucosas. Se tiver ocorrido na infância sem qualquer sequela, a pessoa está apta a doar.
Como a hepatite A não deixa partículas virais ou vírus circulantes após a cura, não há contraindicação em doar sangue.
Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue. Existem alguns motivos para isso, dentre eles a coexistência de anemia, e o uso de medicamentos como o metotrexato, a hidroxicloroquina ou os imunossupressores.
Beber álcool com moderação pode reduzir o risco de artrite reumatoide, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Rheumatology. Pessoas que bebem regularmente tem quase metade da probabilidade de desenvolver a doença se comparadas as que evitam ou raramente consomem bebidas alcoólicas.
No Brasil, as doenças reumáticas representam o segundo maior gasto do país relativo às faltas ao trabalho e à aposentadoria por invalidez. Como a artrite reumatóide é uma doença grave, progressiva e incapacitante, para requerer o benefício por incapacidade é preciso marcar uma perícia médica no INSS.
Vou citar os principais direitos que podemos pleitear:
15 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). Agora, um novo estudo, publicado na revista Arthritis & Rheumatism de Novembro de 2003, indica que beber muito café não parece aumentar o risco de surgimento da artrite reumatóide.
Café, chocolate e coca cola faz mal para quem tem artrose? Não há nenhuma relação destes produtos com a artrose. Já com a eventual obesidade, produzida pelo consumo excessivo dos dois últimos, com certeza!
Quem possui Artrose no joelho deve eliminar o consumo de refrigerantes pois ele está diretamente ligado a progressão da doença, e é responsável por prejudicar a cartilagem do joelho.
Qualquer um terá dor ao correr além daquilo que está fisicamente preparado, mas esse limite é menor para os que têm artrose. Em vez de correr todos os dias da semana, recomendo alternar com outras atividades de menor impacto, como ciclismo e natação", explicou.
Mulheres que bebem um ou mais refrigerantes açucarados por dia podem aumentar o seu risco de sofrer com a artrite reumatoide, de acordo com um novo estudo feito na Universidade de Harvard (EUA) e financiado pelo National Institutes of Health.
O que não comer em caso de reumatismo
A água fria não causa reumatismo, nem piora. Porém o frio aumenta a sensibilidade dolorosa. Alguns tipos são curáveis, outros são doenças crônicas, mas perfeitamente tratáveis. Todo paciente reumático deve realizar exercícios físicos, que serão orientados pelo seu médico.
O feijão, por sua vez, ajuda a reduzir a proteína C-reactiva (CRP) no sangue, responsável pela inflamação das articulações na artrite. Também é uma excelente fonte de proteína para a saúde muscular.