A Gestalt é a ferramenta mais poderosa que o designer tem para criar algo único. Esses mesmos conceitos que formam os grupos podem ser revertidos para desagrupar os itens, afim de torná-los únicos. Essa é a base para a criação da variedade, que dá interesse a uma imagem.
As Leis Básicas da Gestalt são: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade. Lei da Semelhança: imagens similares tendem a se agruparem entre si, de acordo com a percepção da mente humana.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. ... Dentro da terapia Gestalt, o cliente tem espaço para explorar com segurança suas experiências sem medo de julgamento.
Este conceito reflete a própria essência da Gestalt-terapia, cujas bases teóricas estão fundamentadas na Psicologia da Gestalt, na Teoria de Campo, na Psicologia Organísmica, no Holismo e na Psicanálise, em uma síntese única que é mais que a soma das referidas teorias, como se verá em seguida.
A linha de trabalho da Gestalt-terapia enfatiza o autoconhecimento e o crescimento pessoal, focando no homem e em suas percepções do presente, como capacidade de se autogerir e regular.
Além disso, é necessário considerar o aqui-e-agora como uma especialização e diferenciação da própria abordagem gestáltica que o implica enquanto elemento filosófico fundamental orientado por uma perspectiva fenomenológica.
Hic et nunc é uma expressão latina que significa literalmente "aqui e agora". Ela faz parte do Existencialismo, uma doutrina da filosofia que têm ênfase na liberdade das pessoas, ao mesmo tempo em que ressalta a responsabilidade de cada um. Hic et nunc é o lema do desejo imperativo de satisfação. ...
Na Gestalt, trabalhamos com o conceito de fronteira de contato para designarmos o quanto alguém entra ou não em contato com outra pessoa, algo ou determinada situação. ... Também podemos dizer que fronteira de contato é o limite de cada um, até onde alguém se sente capaz ou não de algo.
A Gestalt-terapia busca recuperar o sentido da experiência concreta, do vivido e, para além disso, busca ampliar a awareness, ou seja, através da presentificação, restaurar nos sujeitos a dimensão do sensível e sua possibilidade criativa, de agressão.
Ser Gestalt-terapeuta é olhar para o cliente como um todo. É também suspender o julgamento sobre os fenômenos que ele enxerga no cliente. O Gestalt-terapeuta acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades, que permitem que elas façam a melhor escolha possível naquele momento.
Retroflexão (Perls) - Consiste em voltar para si mesmo a energia mobilizada, fazer a si aquilo que gostaria de fazer aos outros ou que os outros lhe fizessem.
Na verdade, podemos considerar o ciclo de contato como a maneira que o organismo tem de estabelecer trocas com o ambiente, visando a satisfação de alguma necessidade emergente, ou melhor, dizendo o fechamento de uma figura. ... No entanto, sabemos que as necessidades não são tão 'obedientes' ou lineares assim.
Frazão (1999), na mesma linha de pensamento relata que o ajustamento criativo se refere à capacidade do indivíduo de interagir com o ambiente na fronteira de contato, adaptando, sempre que necessário, a demanda das necessidades às possibilidades de atendimento do ambiente.
A retroflexão é compreendida como um bloqueio que interrompe o contato no momento da interação, significando que a pessoa dispensa o contato com o outro, voltando para si mesmo uma energia que seria naturalmente dirigida para a relação.
Em qualquer movimento de anteflexão ou retroflexão, os músculos posteriores do tronco são rapidamente solicitados e activados. ... Nas retroflexões, para expandirmos o tórax e activarmos (arqueando) a coluna vertebral na zona dorsal e lombar, temos de solicitar, activar, os músculos espinais na parte posterior do tronco.
As fronteiras, ao contrário do que muitas vezes se crê, não se demarcam unicamente sobre as terras, pois existem diferentes tipos de fronteiras: aéreas, territoriais, fluviais, marítimas e lacustres. As fronteiras podem dividir qualquer coisa, desde classes sociais e econômicas até cidades e países.
Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:
Limites naturais: como o próprio nome indica, são aqueles que não foram estabelecidos pelo ser humano, como rios, córregos, mares e montanhas. Esses elementos naturais são aproveitados para delimitar o fim de um território e o começo de outro.
Acerca da fronteira artificial, primeiramente, podemos afirmar que são as tamebém denominadas fronteiras políticas. Estas delimitam as regiões por meio de cercas, muros e dentre outras demarcações criadas pelo homem. Já as fronteira naturais são acidentes geográficos que atuam limitando um determinado território.
fronteiras naturais são fronteiras que demarcam o limite de paises e que são pontos naturais ou acidentes geografico como o Rio Uruguai que separa o Uruguai,Argentina e o Brasil; fronteira economicas são os paises que tem poderes economico sobre os demais paises;exemplo:os EstadosUnidos que lidera em todas as Américas; ...
“a fronteira cultural é transito e passagem, que ultrapassa os próprios limites que fixa, ela proporciona o surgimento de algo novo e diferente, possibilitado pela situação exemplar do contato, da mistura, da troca, do hibridismo, da mestiçagem cultural e étnica”.
Fronteira é fato social, no sentido empregado por Durkheim em As Regras do Método Sociológico (1895). Ela é uma coisa criada (feita) pelos seres humanos. Coisa social, exterior, que se impõe (coercitiva) a dada coletividade.