O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Esses esquemas são referidos através de letras, num formato XY-Z. Vamos entender seu significado: Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Os principais componentes do aterramento são: Condutores da malha de aterramento: São os cabos utilizados para conectar as partes metálicas não enterradas (estruturas metálicas, equipamentos ou os condutores de descida) às hastes de aterramento.
Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
6 ohms
No caso do terrômetro, de uma forma bem simplificada, para medição de resistência de aterramento pelo método de Wenner (NBR 7117), utiliza-se uma configuração de quatro eletrodos igualmente espaçados, cravados no solo a uma mesma profundidade; então é injetada uma intensidade de corrente elétrica, a qual passa pela ...
O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ). Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.
Divida o diâmetro por 2. O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
A medição ohmica para-raios é um procedimento realizado em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) para que possam identificar a resistência do conjunto de aterramento e assim, garantir a condição de escoamento das correntes das descargas atmosféricas, curtos circuitos, entre outros, para a terra de ...
Abra a tampa e conecte o cabo de força no Medidor e na tomada, assegurando-se que a tensão da rede elétrica é compatível com a indicada no aparelho (127V ou 220V). b. Ligue o MO-1200 mudando a chave POWER para a posição I.
O mais interessante é que é possível calcular a distância de um raio a partir do tempo entre os dois. Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340.
Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Desenhar uma linha ou forma
Medir distâncias e áreas
Clicando no link “Mostrar opções de pesquisa”, você tem acesso a uma guia onde é possível selecionar qual tipo de resultado você deseja encontrar com a sua busca. Aqui se pode pesquisar por locais, empresa, conteúdo criado pelo usuário, páginas da web mapeadas e imobiliário.