Os setores da economia são partes integrantes do ciclo econômico de países ou regiões. No capitalismo, os setores primário, secundário e terciário se interligam e fazem a economia girar.
Ou, ainda, é o setor de uma empresa responsável por desenvolver produtos e/ou serviços. Juntando o que foi dito, entendemos que a área de produção cuida dos produtos e/ou serviços criados pela empresa, o design e a maneira que os produtos serão produzidos.
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
O setor administrativo é uma ampla parte da empresa responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão de pessoal e atividades que fazem o negócio acontecer. A área administrativa pode acumular funções de outras áreas que se tornam parte deste setor, como os recursos humanos ou as finanças.
O Setor Terciário da economia corresponde ao comércio e aos serviços e vem registrando crescimento nas últimas décadas. O Setor Terciário é a área da economia que integra as atividades do comércio e da prestação de serviços.
Em economia, o setor terciário corresponde às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. ... De fato, o terciário é constituído por atividades complementares aos outros setores (primário e secundário da atividade econômica).
Neste tipo de negócio, as atividades são caracterizadas pela transformação de um ou mais itens em um produto final. Para se encaixar no ramo do comércio a empresa precisa vender mercadorias para um consumidor final, seja na forma de atacado ou varejo.