A Carga de treino baseia-se na intensidade e duração da sessão de treino. A intensidade da sessão é determinada com base na frequência cardíaca e o seu cálculo também é influenciado pelos dados pessoais, como a idade, sexo, peso, VO2max e histórico de treino.
Se você se pesar logo após a atividade física, pode até perceber que o ponteiro da balança caiu. Porém, basta se hidratar o corpo que logo o peso volta ao normal. “O ideal é que ao longo da atividade, se beba dois goles de água a cada 5 ou 10 minutos. Além de sempre usar roupas leves”, diz Beja.
Normalmente, quem está querendo perder peso começa a treinar, mas se pesar na academia pode não ser o ideal. Após um treino aeróbico em que transpira bastante você pode perder 1 kg, 2 kg, 3 kg ou mais só de líquido. Já na musculação, caso você não elimine muito suor e beba água, o ponteiro da balança tende a subir.
O primeiro foi orientado a tomar banhos frios após cada treino: a água deveria estar a 10º C e eles tinham que se manter no chuveiro (ou na banheira) por 15 minutos. Já o segundo recebeu instruções para permanecer sentado durante 15 minutos depois do exercício.
Além dos aspectos higiênicos e sociais, tomar banho depois do exercício cumpre uma função específica que beneficia o organismo. "Principalmente, estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, que é um processo metabólico realizado a queimar gordura.
Dicas de como tomar sol
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
O melhor horário para a exposição solar é antes das 10 horas e depois das 16 horas, período em que a radiação ultravioleta é menor.
Melhor horário para pegar sol Para evitar riscos para a saúde, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, ou seja, entre às 10 e às 16 horas. Isso porque entre esses horários há maior emissão dos raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele, por exemplo.