A guerra civil entre os dois candidatos ao trono Atahualpa e Huascar, junto à superioridade tecnológica dos conquistadores, constituiu-se na explicação clássica da rápida caída do império.
Um ayllu (quechua ou aimara), também aillo ou ayllus, é uma forma de comunidade familiar extensa originária da região andina com uma ascendência comum - real ou suposta - que trabalha em forma coletiva em um território de propriedade comum.
O enfraquecimento dos incas, no momento da chegada dos espanhóis, está relacionado com a guerra civil travada entre Huáscar e Atahualpa. Ambos eram filhos do último Sapa Inca (Imperador), que havia falecido em 1527.
Quando a expedição espanhola chegou aos territórios do Império Inca para iniciar sua conquista, encontraram-no em estado de guerra, e isso contribuiu largamente para consolidar a vitória dos espanhóis. ... Os incas estavam em guerra com os aimarás que habitavam as proximidades do Titicaca.
A conquista do Império Inca pelos espanhóis foi resultado da expedição liderada por Francisco Pizarro, que se aproveitou da divisão desse povo pela guerra civil para dominá-lo. O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina.
Então, quando ocorreu o primeiro contato entre ambos os povos, em 1519, existiram embates. Os espanhóis causaram boa impressão ao aparecerem montados em cavalos, que não eram conhecidos nas Américas. Foram vistos como povo aliado e libertador daqueles que eram inimigos do Império Asteca, já que era um reino dividido.
Resposta. Porque os espanhóis vieram com aparatos desconhecidos pelos nativos desses impérios, como por exemplo, cavalos, armas de pólvora, bestas, canhões e espadas, favorecendo os espanhóis em lutas armadas contra os nativos.
Os ameríndios não conheciam as táticas de guerra, as armas, nem os objetivos dos europeus, de modo que sucumbiram à luta contra os espanhóis; 5. Os espanhóis não estavam sozinhos, eles souberam estimular o ódio e obter o apoio de milhares de guerreiros de povos que tinham os incas ou os astecas enquanto inimigos.
As principais razões da vitória dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos não estiveram ligadas à superioridade em termos de inteligência dos europeus frente aos outros povos. Por uma coincidência de fatores, os europeus estavam bem melhor preparados para o conflito com os incas e astecas que o contrário.
Por vários motivos. Entre eles podemos entender que criou-se, na época de invasão europeia da América, um ideário inca e asteca que entendia os europeus como espécies de divindades, o que causava temor dado os poderes que os nativos pensavam que eles possuíam.
Resposta. Basicamente o fato dos espanhóis serem mais avançados belicamente que os americanos nativos. Note que, enquanto os nativos utilizavam arcos e flechas, os espanhóis portavam canhões e armas de fogo à pólvora, ressaltando também as armaduras de ferro que os ibéricos vestiam, garantindo a eles certa proteção.