Nictofobia ou Noctifobia consiste no medo do escuro ou da noite. O medo do escuro nem sempre diz respeito à própria escuridão; também pode ser um medo de perigos possíveis ou imaginários ocultados pela escuridão.
Algofobia — medo de dor.
A fobia social (CID 10 - F40. 1) é caracterizada pelo pavor em estar com outras pessoas, evitando assim interações sociais ao máximo. Pacientes sofrem com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento, fugindo de todo e qualquer tipo de contato. O distúrbio é conhecido também como Transtorno da Ansiedade Social.
Acrofobia é o medo irracional da altura. Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. ...
A entomofobia (também conhecida como insectofobia ou insetofobia) é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.
A Herpetofobia (herpeton grego = "aquilo que rasteja" e phobia = "medo") é uma fobia específica, o medo de répteis, anfíbios ou outros animais semelhantes.
Os especialistas acreditam que a convivência de sociedades antigas com os bichos fez com que o medo se perpetuasse pelas gerações. Em outra pesquisa, investigadores americanos mostraram que o nojo do homem por insetos teria a mesma origem.
· Motefobia - Medo de borboletas ou mariposas. Não é um medo real, pois a borboleta é um ser inofensivo.
Para uma borboleta, sentir sabor com os pés não é nojento. ... Semelhantemente, grilos e gafanhotos têm receptores de sabor em seus ovipositores, um órgão que deposita ovos, para que possam detectar se a terra que estão usando como berçário é boa para sua prole.
“O objeto do medo é como uma metáfora do conflito”, explica. Seguidor dos ensinamentos do suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que inventou o conceito de inconsciente coletivo e estudou o homem a partir de símbolos ancestrais, Capelo diz que a mulher teme a barata quando se sente “suja”, “rastejante”.
A claustrofobia é uma fobia situacional que envolve o medo de espaços fechados ou confinados. Uma pessoa com claustrofobia sofre de ataques de pânico ou receio constante de ter um ataque a qualquer momento.