Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
Tipos de Suturas
Geralmente os melhores resultados são obtidos com a realização da sutura chamada intradermica com fios apropriados.
Para escolher o fio ideal, deve se levar em consideração as seguintes características:
Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.
Classificação dos fios cirúrgicos
Fio de Sutura Agulhado – Polipropileno tem como finalidade a sutura de tecido. Atende a diversos tipos de procedimentos cirúrgicos.
Síntese é uma das etapas do processo cirúrgico no qual ocorre a reaproximação das extremidades dos tecidos seccionados ou ressecados com a posterior sutura com a finalidade de acelerar a cicatrização por acelerar as suas fases iniciais, favorecendo o restabelecimento da contiguidade tecidual.
A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.
Descrição dos fios:
DEFINIÇÃO: o procedimento consiste em retirada de material de síntese (pinos, placas, parafusos, próteses, fios, hastes, etc) usados nos mais diversos procedimentos ortopédicos. COMPLICAÇÕES: 1. Infecção; 2.
Existem diferentes tipos de pinça que possuem indicações diversas conforme a área operada e a necessidade, no caso da hemostasia, são usadas pinças hemostáticas.
Instrumentos para síntese ou fechamento por planos Eles permitem o fechamento de planos profundos e superficiais ao final do procedimento cirúrgico. – Pinça de dissecção plana e serrilhada. – Agulhas para aspiração. – Soco ou soco.
Pinças hemostáticas traumáticas
O instrumental destinado à preensão estão todos direcionados a função de prender e segurar vísceras e órgãos, estão nestes grupos: as pinças “Babcock”, “Allis”, “Collin”, “Duval”, e outros. As pinças Allis são geralmente utilizadas para a fixação da musculatura e não devem ser utilizadas na pele.
Remoção cirúrgica de um corpo estranho ou de uma parte do organismo (tumor ou tecido patológico).
DEFINIÇÃO: consiste na retirada da unha.
A Exérese de nevos ou pintas é um procedimento cirúrgico que visa a remoção de sinais com risco de evoluírem para um câncer de pele. A retirada das pintas suspeitas ou atípicas é feita sob anestesia local, muitas vezes utilizando um pequeno instrumento chamado punch, deixando cicatrizes muito delicadas.
Exérese de Tumor Palpebral é a retirada de lesões palpebrais, benignas ou malignas. Pode ser via transconjuntival ou cutânea, de acordo com a recomendação médica. O procedimento é ambulatorial, com uso de anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar.