Rizóides – são filamentos que fixam a planta ao ambiente e absorvem água e sais minerais; Cauloides – é uma haste pequena de onde parte os filoides; Filóides – são estruturas clorofiladas.
O grão de pólen, estrutura surgida nas gimnospermas, está presente nesse grupo e nas angiospermas. Ela não é o gameta masculino, e sua denominação correta é micrósporo, um elemento que contém o gametófito masculino, ou seja, a estrutura capaz de produzir gametas.
As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. ... Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos.
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
Sob nomes diferentes, a mesma percepção se estabeleceu em diferentes culturas: a Árvore da Vida é chamada de Asvattha na Índia; temos a Árvore Boddhi (também conhecida como Bo) ou a figueira budista; a Árvore do mundo Yggdrasil dos povos nórdicos, que contém em si diferentes mundos, diferentes planos da realidade, a ...