uma série de fios paralelos e perpendiculares entre si. São eles: O que são Fios Estadimétricos?
TAQUEOMETRIA (COM TEODOLITO ELETRÔNICO) Processo para obter rapidamente a distância e a diferença de cota entre dois pontos. Permite obter as coordenadas espaciais de um ponto a partir do outro.
Nivelamento taqueométrico é o “nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto ...
Relação de aumento ou diminuição duma grandeza relativamente a outra. A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.
Cada instrumento (teodolito) tem uma relação própria de modo que a distância ou é diretamente mostrada na escala do instrumento ou pode ser obtida por uma simples expressão matemática: $D = K( L )$; onde $D$ é a distância desejada, $L = (L_1 - L_2)$ é a diferença das leituras feitas na régua graduada e $K(\cdot)$ é uma ...
Para a área de topografia, utiliza-se a escala de redução. A representação de escala é E = d : D, onde E é a escala, d é a distância no papel e D é a distância no terreno. Ex.: 1/10.
1) Fixar 3 pontos com varetas verticais (3 alunos podem fazer esse papel). 2) Medir com uma trena a distância entre os pontos A e B. 3)Medir com o teodolito o ângulo B. 4) Fazer os cálculos da distância x por meio da trigonometria.
Calcular o desnível com base no comprimento e na declividade definida; Somar o desnível com o valor da altura a montante do conduto; Verificar as alturas de entrada em uma caixa de inspeção e adotar como saída o valor mais baixo resultante das entradas.
Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100 A partir dessa expressão, podemos conhecer os valores de cada termo. Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%.
Por exemplo, se a altura mudar 80cm a cada metro, a inclinação é de 80%. Se a altura variar 43cm, a inclinação é de 43%. E para saber qual a variação da altura a cada metro, é só dividir a altura total do terreno (a diferença de altura entre a parte mais alta e a parte mais baixa) e dividir pela medida de comprimento.
Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares O cálculo da área neste caso é bem simples, basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Exemplos: Um terreno com 15 metros de frente e 25 metros de comprimento.
Considerando que não pode haver bolhas dentro dela, o melhor modo de fazer isso é colocar uma de suas pontas em um balde com água, num lugar elevado, e sugar a outra extremidade com a boca. Mangueira pronta, é hora de tirar o nível do terreno.
Visualizar o perfil de elevação de um caminho
1) Abra o aplicativo Google Maps e aproxime a navegação do ponto que você deseja medir. Ao identificar o local, clique e pressione o ponto por onde começará a medição; 2) Ao manter esse ponto pressionado, surgirá nele um alfinete de marcação e uma aba no canto inferior da tela, onde estará escrito “alfinete inserido”.
Conheça alguns pisos com visual nota 10 que podem ficar mais baratos do que um piso de concreto bruto sem acabamento.
Abra uma lata de óleo de linhaça e despeje-o em um balde. Insira um esfregão no óleo e aplique-o no chão até que toda a superfície esteja coberta. Todo o piso deve estar úmido, mas sem formar poças. Deixe o piso secar por 24 horas.
O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.