São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra.
Resposta. Resposta: As monções são muito importantes para a agricultura na Índia e em outros lugares. ... Monção é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais.
Monções: São ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Os monções podem levar muita chuva para essas regiões, podendo causar alagamentos, enchentes, deslizamentos, doenças, etc.
Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD O fenômeno acontece em aproximadamente em 25% da área tropical do planeta, mas seus efeitos são mais visíveis no sul e sudeste asiáticos, especialmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh.
O mecanismo das monções se explica pela alternância dos centros de alta pressão e de baixa pressão, o que ocorre sazonalmente entre o oceano Índico e o sul e sudeste do continente asiático. ... Nesse caso, há um deslocamento de massas de ar frias e secas do continente para o oceano.
Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.
As Monções marítima é um vento sazonal que é produzido pelo deslocamento do cinturão equatorial. No verão, os ventos sopram do sul para o norte, carregados de chuvas. No inverno, são ventos do interior que vêm secos e frios. Especialmente são formadas no Oceano Índico e no Sul da Ásia.
Durante o inverno, o ar úmido que estava concentrado sobre o continente passa a se deslocar em direção ao oceano, que nesse momento apresenta uma pressão atmosférica menor. Com isso, a umidade do continente diminui consideravelmente, proporcionando a ocorrência de um extenso e severo período de secas.
Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.
Durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região asiática e forma uma zona de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas, que, nesse momento, estão mais quentes, levando consigo toda a umidade do ar e nuvens de chuva.
Poderíamos estabelecer como ponto positivo do regime das Monções o fato de que elas surgem após intensas secas, causando chuvas e reabastecendo as regiões. Como aspecto negativo, essas chuvas podem se tornar intensas e causar o desmoronamento de casas e afetar a vida da população.
O RELEVO ASIÁTICO. A Ásia é um continente maciço, no qual predominam os planaltos e as montanhas. Entre o ponto mais elevado e o mais baixo encontram-se grandes planaltos e vastas depressões. ... Entre o Himalaia, no sul, e os montes Kunlun, no norte, localiza-se o grande planalto do Tibet.
A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.
Na Asia estão localizadas diversas cadeias de montanhas, junto às grandes cadeias de montanhas encontram-se extensos planaltos e há também diversas extensões expressivas de planícies. Como por exemplo, a planície da Mesopotâmia e os planaltos: planalto da Arábia, o planalto do Irã, os vales do Indo.
Olá! O relevo da Ásia é constituído essencialmente por um vasto planalto, em cujas margens crescem fortes cadeias montanhosas e a cujo pé norte chegam as planícies que chegam ao Oceano Árctico, enquanto a vertente sul se encontra disposta, como na Europa, por três penínsulas dilatadas.
No relevo asiático encontram-se as montanhas e planaltos mais altos do mundo, assim como as depressões mais profundas. A altitude média da Ásia é a maior do mundo depois da Antártida. Na Ásia existem cordilheiras longas e elevadas, que cruzam o continente de leste a oeste.
O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. ... Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.
Pode-se explicar o crescimento populacional na Ásia a partir do acelerado crescimento econômico da China e da Índia e relativas melhorias nas condições de vida da população, acesso aos alimentos e à saúde, resultando num boom populacional.
Economicamente, maior parte da Ásia é tradicionalmente considerado parte do Segundo Mundo, com a significativa excepção das nações industrializadas do Primeiro Mundo: Japão e Coreia do Sul. ... Destes, Rússia e Japão também estão no G8 e, adicionalmente, China e Índia, no G8+5.
Ásia. A Ásia, por sua vez, tem como vegetação predominante a floresta boreal, também conhecida como taiga. Nela, podemos observar belas coníferas que destacam os lugares de maiores altitudes do continente e temperaturas mais baixas.
A vegetação mediterrânea é presente na costa oeste do Oriente Médio, voltada para o Mar Mediterrâneo. O clima nessa região se caracteriza por verões quentes e muito secos e invernos frios e úmidos. ... O centro da Ásia é coberto por estepes, vegetação típica de climas frios e secos, formadas por gramíneas.
A composição vegetativa do subcontinente é bastante restrita, com a presença de vegetação do tipo estepe, ou seja, pobre em biodiversidade (flora e fauna). Tal característica é proveniente, dentre outros fatores, do clima, uma vez que na região há o predomínio de clima do tipo árido e semiárido, portanto, seco.
A Ásia pode ser dividida em quatro regiões climáticas, com vegetação de acordo com o clima: