As infecções odontogênicas são aquelas originadas dos tecidos dentais e de suporte. Em determinadas situações, podem se disseminar para os espaços fasciais subjacentes, tornandose complexas1.
Bactérias da boca mais comuns As bactérias do gênero Streptococcus fazem parte da flora bucal do ser humano. Em nossas bocas, podem ser encontrados vários tipos da bactéria, como Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pyogenes.
Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.
"Somente na pele, há um trilhão de bactérias. Uma gota de líquido vaginal possui 500 mil bactérias e a boca possui dois bilhões delas por gota de saliva", exemplifica.
Muito além da cárie: 9 doenças que se manifestam pela boca
Sinais e Sintomas do Câncer de Boca e Orofaringe
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.
Petéquias são pequenos pontos vermelhos como vistos aqui na boca.
As petéquias apresentam uma aparência muito característica, avermelhada a marrom, de tamanho muito pequeno, surgindo em aglomerados, mais frequentemente nos braços, pernas e barriga. Geralmente, as petéquias surgem acompanhadas de outros sintomas característicos da doença ou condição que levou à sua origem.
O link selecionado levará você ao site de um terceiro. Não controlamos ou temos responsabilidade pelo conteúdo de sites de terceiros. Petéquias são pequenos pontos vermelhos como vistos aqui na pele. Com permissão do editor.
Quais as principais doenças que causam petéquias?
As pintas vermelhas, conhecidas como nevos rubi, são pontinhos ou bolinhas de sangue que podem aparecer, ou aumentar, em algumas fases da vida. “Elas acontecem por conta de um crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha.
Outras doenças que provocam bolhas incluem síndrome da pele escaldada por estafilococos, necrólise epidérmica tóxica, celulite, grave e certas erupções cutâneas causadas por medicamentos....Considerações gerais sobre doenças que provocam bolhas
As pequenas bolinhas no corpo, que podem surgir em adultos ou crianças, geralmente não indicam nenhuma doença grave, acontecendo principalmente devido à queratose pilar, espinhas, foliculite ou alergia na pele, por exemplo.
Disidrose é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas que parecem cheias de água nas mãos e pés - mais comumente nas palmas das mãos, lados dos dedos e na sola dos pés. As bolhas não surgem em outras partes do corpo.
Não se preocupe: as bolhas são fáceis de resolver e de evitar com remédios caseiros....
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
A Nebacetin e o Bepantol são exemplos das pomadas utilizadas no tratamento de queimaduras, que ajudam na sua cicatrização e previnem o surgimento de infecções....Pomadas para Tratar Queimaduras
Alguns sinais como irritação na pele ou bolinhas na região genital podem significar alguma alergia ou mesmo um pelo encravado. Mas é bom estar atento, pois esses também podem ser indícios de DST.
3. Tratamento caseiro
Herpes genital é uma doença comum causada por um vírus chamado vírus herpes simplex II, que causa bolhas dolorosas que se abrem nos órgãos genitais de ambos os sexos. Pode haver contágio através de contato íntimo dos genitais durante relação sexual, boca ou área anal e mãos que estejam infectadas.
O abscesso na virilha, também conhecido por abscesso inguinal, é um acúmulo de pus que se desenvolve na virilha, que se situa entre a coxa e o tronco. Este abscesso geralmente é causado por uma infecção no local, podendo ir aumentando de tamanho e ficar inflamado.