Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta. Alternativa “a”. Nem sempre a fecundação ocorre com a união de gametas de indivíduos diferentes. Existem casos de autofecundação em organismos que produzem os dois tipos de gameta.
Mas os gametas, como o óvulo e o espermatozoide, têm somente uma cópia com 23 cromossomos. ... A pesquisa da Stanford mostrou que cada espermatozoide variava tanto na herança genética quanto no número de mutações. Dois espermas, por exemplo, não apresentaram cromossomos inteiros.
- Zigoto (célula-ovo): 46 cromossomos, pois esta célula já é resultado da fecundação, ou seja, da união do espermatozoide (23) com o óvulo (23). - Célula Nervosa (neurônio): 46 cromossomos . - Células epiteliais : 46 cromossomos . - Óvulo 23 Cromossomos .
Verificado por especialistas Podemos afirmar que apenas um espermatozoide consegue penetrar no ovulo, uma vez que depois de fecundado o ovulo, cria-se uma barreira em sua estrutura para não deixar que outros espermatozoides o penetrem, com raríssimas exceções.
A palavra "genética" tem sua origem etimológica no grego geno e significa "fazer nascer". ... A palavra "gameta", por sua vez, também vem do grego e significa "marido" ou "esposo". Os gametas são as células femininas e masculinas responsáveis pela fecundação dos seres vivos.