A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).
As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
Zoonoses são doenças transmitidas de animais ao homem, direta ou indiretamente (através de vetores). Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma “arbovirose” (de arthorpod borne virus”). Nem todas as arboviroses são zoonoses.
Quais são os serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses? Como o próprio nome sugere, o centro faz a vigilância e o controle de animais doentes que oferecem risco de contaminação aos humanos. ... Um setor especializado recolhe os animais domésticos no caso de risco à saúde ou à segurança pública.
Identifique o animal agressor e seu proprietário para saber se o animal está com as vacinas em dia; Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones: (11) 4715-7221.
Para fazer o RGA o proprietário do animal deve comparecer a um posto de confecção de RGA e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar a taxa deste serviço (R$ 2,20) e apresentar o comprovante de vacinação contra raiva. O registro pode ser feito no CCZ ou em estabelecimentos parceiros.
Para fazer a inscrição de doação de seus bichinhos, que participarão das feiras de adoção da Zoonoses, é necessário ligar no telefone 3222-2484 ou comparecer diretamente na Seção de Controle Animal que fica na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, Jardim Zulmira, para fazer um cadastro e obter mais informações.
Cole o cartaz em pet shops, clínicas veterinárias, mercados e demais pontos de circulação de pessoas. · Se o animal é de raça, entre em contato com associações de criadores idôneas (o Kennel Club costuma ter essa relação). Eles poderão orientá-lo ou até mesmo se interessar pelo bicho.
Uma das principais instituições para doação de gatos e cães do Brasil, a AMPARA Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados) atua também em São Paulo e no Rio de Janeiro.
12 meses de idade
Adotei um gato: O que fazer?
Ao adotar um gato, você dá um lar para ele e oferece condições para que tenha um desenvolvimento saudável. ... Outro bom motivo para tirar um felino da rua é que, assim, você pode fazer a castração do gato e impedir a proliferação de animais que não terão condição para se desenvolverem com saúde.
Recomenda-se castrar o gato ainda jovem De acordo com a Dra. Anna Carolina Leão Dias, médica-veterinária da Petz, não existe uma idade certa para castrar o gato. No entanto, recomenda-se que seja entre o 1º e o 2º cio em fêmeas e após um ano de idade em machos.
O preço da cirurgia muda de acordo com a espécie, o tamanho, o sexo e a técnica adotada, entre outros fatores. Na capital paulista, por exemplo, a castração de um gato macho pode custar de 120 a 800 reais; e a de uma fêmea, de 200 a mais de 1 mil reais.
O ideal é que você castre o filhote próximo da puberdade. Em gatos, isso acontece entre seis e 12 meses de idade. Os gatos tendem a atingir a maturidade sexual e, por isso, começam a procurar uma parceira, entre 7 e 12 meses de idade. A castração pode ser feita com sucesso a partir dos 3 meses.
A castração de gatos evita a reprodução indesejada e promove algumas mudanças no comportamento felino devido à diminuição dos hormônios sexuais no organismo do animal. O gato castrado costuma demonstrar um comportamento mais tranquilo, mas algumas mudanças — geralmente positivas — podem ocorrer após esse procedimento.
A castração não influencia nos orgãos do sistema urinário do animal, uma vez que apenas os TESTICULOS são retirados.
A cirurgia de castração retira o órgão reprodutivo do gato no todo ou em parte. Nos machos, apenas o testículo é removido e eles se recuperam em poucos dias. Já nas fêmeas, a esterilização é feita com a retirada total de útero e ovários. Nesse procedimento, há abertura da barriga do animal para extração dos órgãos.