Sendo que o outro termo, gymnázein, evoca a relação existente entre o exercício na forma intelectual, exercício de adestramento do pensamento como prática de si, e o exercício ginástico determinado (leitura, escrita) que é, também, da ordem de um adestramento do corpo.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.
Definição. O homem cordial seria a contribuição brasileira para a humanidade, na perspectiva de Sérgio Buarque. ... Com isso, o homem cordial, a essência do brasileiro, seria uma herança da colonização ibérica que precisava ser relativizada para que o Brasil alcançasse a civilidade moderna.
Segundo esse conceito, A "hospitalidade" e "generosidade "representam um traço definido do caráter brasileiro . Mas no “homem cordial” , essas virtudes não são sinônimos de bons modos,de bondade ou amizade , é “justamente o contrário da polidez”.
Definição. O homem cordial seria a contribuição brasileira para a humanidade, na perspectiva de Sérgio Buarque. Tinha como virtudes a hospitalidade, a generosidade e a expansividade emocional, características e legado da vida rural e colonial brasileira.
Por isso, quem seria o Homem Cordial? Dentro de sua principal obra, “Raízes do Brasil” (1936), Sérgio Buarque de Holanda, em um capítulo denominado “Homem Cordial”, defende a tese de que este seria o brasileiro: um ser que prioriza a cordialidade.
Ato de expressar carinho, afeto e amizade; familiaridade: trataram-na com excesso de cordialidade.
Ou seja, a cordialidade tem como uma de suas características sociais positivas atenuar os conflitos, mas como subproduto ela reduz a eficácia construtiva da troca de ideias na sociedade.
Em linhas gerais, o homem cordial seria o retrato mais fiel do brasileiro. Ele seria de origem patriarcal (o pai como detentor de direito de vida e morte sobre todos), de herança rural; um homem dominado pelo coração, ou seja, muito afável por um lado, mas, por outro, também muito impulsivo e por vezes até violento.
A "cordialidade" que se manifesta, por exemplo, no uso de diminutivos ou na informalidade que marca a nossa cultura seria o expediente usado para misturar as relações públicas e privadas e guardar uma proximidade que, na verdade, disfarça as distâncias sociais.
É uma sociedade movida por paixões, por reações emocionais, que reage emocionalmente e não racionalmente. Uma sociedade violenta, por exemplo, é um exemplo de sociedade cordial. cordial vem de cordis, coração, metáfora para emoção à frente da razão.
Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro, descrito como “o homem cordial” pelo antropólogo Sérgio Buarque de Holanda. No livro “Raízes do Brasil”, este autor afirma que o indivíduo brasileiro teria desenvolvido uma histórica propensão à informalidade.
Buarque de Holanda busca as raízes do Brasil não apenas na economia como também na política, à qual atribui um grande potencial para moldar a história. Ele tampouco compartilha com Prado Júnior a ideia de que uma sociedade justa só poderia surgir com a superação do capitalismo.
O livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, foi lançado em 1936. Como o próprio título diz, o livro investiga as origens da formação do povo brasileiro. Para tanto, Sérgio Buarque utiliza as teorias sociológicas do alemão Max Weber para compor seu estudo.
Raízes do Brasil é um livro do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda....O livro foi escrito na forma de um longo ensaio histórico, tendo sido dividido em sete partes:
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. ... Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais.
Casa Grande e senzala de Gilberto Freyre. Partindo deste ponto, vemos que essa obra, por estudar as relações dentro e fora da casa grande, traçando um paralelo direto com os dias cotidianos vividos no pós escravidão, foram úteis e cruciais para o desenvolvimento da sociologia no Brasil.
Obra magistral de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, "O Povo Brasileiro" é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.
Buarque de Holanda busca as raízes do Brasil não apenas na economia como também na política, à qual atribui um grande potencial para moldar a história. Ele tampouco compartilha com Prado Júnior a ideia de que uma sociedade justa só poderia surgir com a superação do capitalismo.
Resposta. Porque o homem cordial é aquele que não busca conflitos, quer resolver tudo na base da conversa e "camaradagem".
Menos preocupado com a forma, Sérgio Buarque de Holanda procurou dissecar as raízes do Brasil em sua essência, menos palpável, portanto, que a imagem da casa-grande e da senzala que dão corpo ao sistema patriarcal, latifundiário e escravocrata apresentado como modelo explicativo por Freyre.
O conceito refere-se à qualidade ou característica de cordial: carinhoso, afetivo. Por exemplo: “Depois do encontro, voltou a cordialidade entre o governo e a oposição”, “O presidente recebeu com cordialidade todos os governadores”, “Não somos inimigos, mas rivais no campo de jogo: sempre houve cordialidade entre nós”.