O nome Jacó ou Jacob deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente "aquele que segura pelo calcanhar". De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.
Diná
Deus ordena que Abraão e todos os homens de sua casa fossem circuncidados. E que toda criança do sexo masculino que nascesse receberia esse sinal ao oitavo dia. É nesta ocasião que Deus muda também os nomes de Abraão ("pai de muitas nações") e de Sara, os quais até então chamavam-se Abrão e Sarai.
O pedido pode ser feito direto no cartório. O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, ou seja, 18 anos, poderá alterar o nome desde que não prejudique os apelidos de família, os sobrenomes. Fora desse prazo, sinal vermelho. Pedido de mudança do primeiro nome, só na Justiça.
Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.
Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.
“Pela lei brasileira, a mulher não é obrigada a mudar de nome, nem quando casa nem quando separa. Não existe ter que pedir permissão do marido para manter o sobrenome dele em caso de divórcio. Se você adicionou legalmente, agora é seu e só você pode decidir se destroca ou não”, diz ela.
Todos os documentos devem ser originais, não sendo necessário levar uma cópia e nem foto. Em 45 dias, a pessoa terá em mãos o passaporte novo e alterado.
Documentos para a alteração de nome no CPF
Para atualizar quaisquer dados cadastrais de seu CPF, tais como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no endereço receita.fazenda.gov.br.
Evite problemas ou correria de última hora para providenciar a segunda via de sua identificação. Como fazer? Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento e uma foto 3×4. A taxa para a segunda via é de R$ 31,88.
Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão consegue solicitar uma nova Carteira de Identidade.
Desde 20 de agosto de 2019, os postos do Poupatempo de todo o Estado passaram a oferecer atendimento para solicitação do novo modelo de RG. Emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil, o novo RG é mais moderno e seguro para garantir a autenticidade do documento.
Caso necessite do seu RG com urgência, você pode registrar sua solicitação pelo Fale Conosco do Poupatempo ou enviar uma mensagem privada pelo Messenger do Poupatempo. Explique o seu caso, deixe telefone, e-mail e informe o local onde foi emitido o documento. Um atendente do Poupatempo entrará em contato com você.
três dias
Emissão do RG: b) demais postos Poupatempo: em até 5 dias úteis. Atenção: se o RG não for retirado em até 180 dias, será destruído. 2. Envio pelos Correios (opcional): em até 10 dias úteis contados a partir da data do atendimento.