Os povos indígenas eram formados pelo agrupamento de diferentes etnias que tinham em comum um modelo econômico, religião, grupo linguístico e valores culturais.
Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.
No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.
Não existem registros históricos explícitos que mostrem que o Brasil já era conhecido por outros povos europeus antes de Cabral (1467?-1520?) chegar aqui, em 1500.
O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 pelo capitão-mor duma expedição portuguesa em busca das Índias, Pedro Álvares Cabral, que chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha.
Pedro Álvares Cabral foi um navegador e explorador português responsável por encontrar, em 1500, as terras pertencentes ao Brasil. Nasceu em 1467 no Castelo de Belmonte, na Beira Baixa, em Portugal. Sua família, os Cabrais, era uma família nobre portuguesa, antiga e abastada.
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.