Mirepoix é o termo culinário francês para uma combinação de cenouras, cebolas e salsão cortados em cubos, salteados com manteiga e utilizados como base aromática para molhos, sopas e guisados.
25%
Mirepoix é uma combinação de cenoura, aipo ou salsão e cebola que são refogados com manteiga ou azeite de oliva e utilizados como base para caldos, molhos, sopas, etc. Algumas variações incluem bacon magro ou gordo.
Apesar do nome pomposo, uma homenagem ao duque francês do século 18 Lévis-Mirepoix, esse composto de legumes é instrumento de batalha no dia a dia das cozinhas parisienses. Serve para temperar absolutamente tudo. Dá sabor e engrossa caldos e molhos. ... “Uso para tudo: caldos, carnes, cozidos.
O mirepoix pode ser pequeno, médio ou grande, de acordo com a sua utilização. Quando a cocção for rápida ou quando se desejar que muito sabor seja liberado na preparação, como em fundos escuros, por exemplo, usa-se o mirepoix pequeno.
Pinçage é uma preparação que utiliza uma técnica gastronômica que consiste em dourar o mirepoix lentamente com o extrato de tomate em gordura, em fogo muito baixo, para que a água evapore e os açúcares presentes adquiram uma coloração marrom-ferrugem, com o objetivo de reforçar o sabor, cor e odor.
Fundos são preparações de sabores especificos adicinados de Mirepoix* (lê-se, mirpoá, com sotaque carioca) e aromáticos que são utilizados como bases nas preparações de alguns tipos de molhos ou ingredientes e meios líquidos em alguns pratos como soupas, consommé, aspic, gelatinas, marinados, matignon, court-bouillon, ...
A ideia do bouquet garni é muito simples: vários galhos de ervas frescas amarrados com barbante, como um buquê de flores, para ser mergulhado no líquido do cozimento. A técnica tradicional da cozinha francesa é uma ótima sugestão para aromatizar pratos com elegância.
O sachet d' épices (saco de especiarias em francês) é uma trouxinha de gaze (ou infusor de chá) contendo ervas e especiarias. Ele é muito usado para dar sabor a caldos, sopas e molhos durante o preparo das receitas.
O tomilho combina praticamente com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e ovos. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, principalmente quando fresco, para que seu gosto não fique muito pronunciado. Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno.
Tomilho combate tosse e bronquite. O tomilho, também conhecido como poejo ou timo, é uma erva aromática que, além de poder ser usado na culinária para dar sabor e aroma, também traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.
A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia. Para isso, a ela deve ser adicionada à manteiga ainda derretendo para liberar o máximo do seu sabor.
O chá de tomilho não deve ser muito concentrado pois seu óleo essencial é bastante ativo. Para fazer um litro de chá, coloque na água fervente um ramo verde ou dois, no máximo. Se for usar tomilho seco, divida na metade essa porção. Deixe o chá repousar, tampado, e consuma fresco, adoçado ou não.
É anti-séptico e expectorante, reduz a dor de cabeça, cura o mau hálito e reduz a mucosidade. O chá de tomilho contém características sedativas e auxilia na redução a ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides benéficos para à saúde.
O tomilho é muito versátil e pode ser utilizado em diversas preparações. Ele também pode ser consumido na forma de chá.
Como conservar o tomilho Eu sempre deixo de molho em hidroesteril ou em um pouco de água sanitária (tem que ler no rótulo se pode ser utilizada em alimentos!), depois lavo em água corrente e a partir daí eu deixo secando em um pano específico para isso - ou uso um pano de prato limpo.
Cebolinha, Tomilho e Alecrim: O ideal é embrulhar em plástico filme, sem apertar porque a umidade vai fazer com que estrague mais rápido e mantenha na parte mais quente da geladeira. E só lave quando for usar.
Comece pela higienização
Como Higienizar: Coloque os ramos em uma tigela com água fria e deixe a água da torneira cair delicadamente para que você consiga remover todas as impurezas. Tire as folhas da água enrole em papel toalha até que fique quase seca e depois deixe os ramos expostos ao “vento” para que terminem de secar.
Após o plantio, molhe a terra para que a umidade chegue às raízes da hortelã. A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.
Como tomar o chá de hortelã para emagrecer A melhor hora do dia para tomar chá de hortelã para emagrecer é em jejum e antes de dormir. Você pode tomá-lo durante o tempo que quiser, é um chá natural que não tem efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta podem incluir reações de alergia na pele como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária, irritação das mucosas do estômago, como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.