O poder da fé, a transformação, o desejo, a purificação. O Fogo tem um grande significado espiritual em toda a história do desenvolvi- mento humano. Ele também é lembrado quan- do se compara o positivo e o negativo, o bem e o mal. Já em rituais de diversas crenças pelo mundo afora, ele simboliza a energia divina.
1. é fogo. Expressão popular que significa o mesmo que "difícil", "complicado".
1 Relativo a fogo. 2 Que é de fogo ou produzido pela ação do fogo. 3 Da cor do fogo. 4 fig Que se caracteriza pela vivacidade e pelo entusiasmo; entusiasmado, inflamado: “Lá estava o conselheiro do Império com as suas barbas e o seu olhar ígneo de profeta bíblico” ( EV ) .
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. ... É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções, etc. O seu oposto é a conotação (sentido figurado). Como exemplo, tem-se a frase Fomos à floricultura e compramos uma flor.
Na primeira frase, o termo “bola” está empregado em sentido denotativo, que se refere ao objeto esférico utilizado para jogar futebol, basquete e vôlei. Já na segunda frase, a expressão “comer bola” está em sentido figurado ou conotativo, que significa: cometer um erro.
Linguagem conotativa é o uso de palavras ou expressões em sentido figurado, não literal. Jordânia é uma flor. Perceba que, levando em conta que Jordânia é uma pessoa, o substantivo flor foi usado em sentido figurado, não literal; pois pessoas não são flores.
Saiba bem a diferença entre sentido denotativo e conotativo. Evite o sentido conotativo em sua redação. Sentido denotativo: é o uso de um termo em seu sentido primeiro, real, do dicionário. ... Sentido conotativo: é o uso de um termo em seu sentido figurado.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros.
Os gêneros literários são classificados em três tipos: Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos....Exemplo de texto do Gênero dramático
Subgêneros narrativos
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Todos os gêneros, porém, partem de uma classificação padrão, adotada desde a Antiguidade: narrativo ou épico; lírico e dramático. Deste tronco principal partem as ramificações menores, ou seja, os subgêneros....Gêneros narrativos
Romances
De acordo com a publicação, a lista é a seguinte:
Livros Mais Vendidos 2020: 25 títulos do primeiro semestre do ano