Transitória é o feminino de transitório. O mesmo que: temporária, efêmera, passageira, precária, provisória, interina, transitiva.
Aquele que não tem capacidade de exprimir sua vontade, esta devido a acontecimentos. Usuário de drogas é um exemplo de causa transitória.
44 antônimos de transitório para 6 sentidos da palavra. O contrário de transitório é: 1. vivedouro, perene, inveterado, entranhado, duradouro, crónico, antigo, inacabável, enraizado, constante, arreigado, infinito.
Significado de Aparente adjetivo Que aparece, visível, evidente: a diferença tornou-se aparente.
Ao que tudo indica: 1 Ao que tudo indica, ao que parece, pelos vistos, supostamente, alegadamente, teoricamente, provavelmente, presumivelmente. Ao que se pode observar externamente: 2 externamente, exteriormente, à primeira vista, visivelmente, na aparência.
adjetivo Que muda. Que serve para fazer mudança.
A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos.
Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.
O sujeito é uma função sintática que indica a pessoa ou objeto sobre quem se declara algo. Além disso, pode ser determinado ou indeterminado.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
O sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala. Ele é facilmente identificado na oração através da utilização do método de pergunta, por exemplo: O ajudante da loja correu muito com o veículo.
Tipos de sujeito
Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. ... Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).
O predicativo do sujeito, juntamente com o predicativo do objeto, fazem parte do termo da oração que denominamos predicativo. Diferente do predicativo do sujeito, o predicativo do objeto é um termo que atribui uma característica ao objeto. Exemplo: As professoras deixaram as crianças satisfeitas.
O predicativo do sujeito é o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação.
Por isso, há dois tipos de predicativo: Predicativo do sujeito: indica qualidade ou estado do sujeito por intermédio de um verbo, que pode ser de ligação, transitivo ou intransitivo: ... Predicativo do objeto: indica qualidade ou estado do objeto por intermédio de um verbo transitivo: Ex: Eles julgaram o criminoso culpado.
Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração. ... O predicativo exprime um estado ou qualidade atribuídos ao sujeito ou ao objeto. Alguns destes verbos são: SER, ESTAR, FICAR, TORNAR-SE, CONTINUAR, PARECER, etc.
No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.
O predicativo do sujeito e o predicativo do objeto são termos integrante da oração, atuando como um complemento. ... Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto).
resumindo em poucas palavras: sujeito: pessoa na qual possui vida...ser aparente... objeto: algo sem vida... sem pensamento...algo solido...
O Predicativo do Objeto é o elemento que atribui uma característica, estado ou qualidade ao objeto. Ele ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado. Exemplos: O professor deixou João desconsolado.
A nítida distinção entre sujeito e objeto corresponde à distinção, na filosofia de René Descartes, entre o pensamento e a extensão. Descartes acreditava que o pensamento (a subjetividade) era a essência da mente e que a extensão (a ocupação do espaço) era a essência da matéria.
Portanto, a unidade sujeito objeto reitera o papel do pensamento no processo de conhecer a realidade, ao mesmo tempo em que afirma a primariedade da realidade em relação ao pensamento.
b) Inverter a relação sujeito-objeto significa transformar o agente (ou ser ativo) em ser passivo e, por sua vez, transfor- mar o ser passivo em ativo; com isso, o sujeito (produtor) passa a ser controlado pelo objeto.
Em tipologia linguística, Sujeito-Verbo-Objeto (ou SVO) é uma estrutura oracional na qual o sujeito surge primeiro, seguido do verbo e por último o objeto. As línguas podem ser classificadas de acordo com a sequência deste elementos dominante. ... Um exemplo de ordem SVO em português: O João comeu a maçã.
objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.
Significado de Objeto substantivo masculino Toda coisa material que pode ser percebida pelos sentidos.
Podemos dizer que corpo é uma parte / porção da matéria. Podemos citar a madeira e o vidro como exemplos. Já um objeto são as possíveis variações obtidas de um corpo. Por exemplo, a cadeira é um objeto.