[ Sociologia ] Pessoa que pertence a uma geração que nasceu numa época de aumento brutal da natalidade, em especial no baby boom que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e o final dos anos 1960 (ex.: geração dos baby boomers).
As crianças nascidas a partir de 2010 formam a mais nova geração, chamada Geração Alpha. São os filhos da geração Millennial: já pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida, sendo conhecidos como nativos digitais.
As gerações anteriores a geração Z são a X, e a Y.
Há algumas divergências na forma como as gerações são divididas, mas a mais aceita atualmente é a que separa a população mais recente em 4 grupos: Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Geração Y ou Millennial (1981-1996) e Geração Z (1997-2010).
Millennials
Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos) Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos) Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos) Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
Nascidos entre 1940 e 1960 têm esse nome por terem nascido no período correspondente ao boom de nascimentos pós segunda guerra mundial. Percebe-se que essa geração é vista por outro ângulo: os efeitos de determinado acontecimento histórico sob as pessoas.
Os jovens da geração Z com atuação no mercado de trabalho têm a autoestima elevada, por isso, sentem a necessidade de receber feedbacks com elogios sobre suas competências e habilidades. Incentivar as hard skills é uma forma de dizer a eles o quanto são importantes dentro e fora da empresa.
Sem o TikTok, será o Snapchat o novo queridinho da geração Z nos EUA? Exame.
Gerenciar uma equipe composta por indivíduos da geração Z pode ser um desafio. A sede pelo ritmo acelerado tende a gerar posturas intolerantes, imediatistas e impacientes dentro do ambiente de trabalho, exigindo a mediação de conflitos por parte dos líderes. No entanto, esses profissionais não podem ser descartados.
Quando a realidade da vida de alguém é melhor do que eles esperavam, ele fica feliz. Quando a realidade acaba por ser pior do que as expectativas, torna-se infeliz. Isto leva a outros atributos da geração Z. ... A falta de foco e o fato de fazerem tudo ao mesmo tempo cria várias lacunas na geração Z.
Segundo o artigo “Geração Z ingressa na força de trabalho”, publicado pela consultoria Deloitte no ano passado, os desafios dos novos profissionais em relação ao começo de suas carreiras dizem respeito aos atritos e diferenças entre eles e outras gerações, mas são também tecnológicos.
Por essas razões, esses jovens combinaram engajamento e busca por inovação da geração Y com uma forma mais pragmática de encarar a vida profissional. A geração Z no mercado de trabalho valoriza a segurança financeira e podemos dizer que são mais responsáveis do que a geração anterior.
Como lidar com a geração Z no trabalho? Dicas simples e eficazes!
Abaixo listamos algumas dessas mudanças que podem ser benéficas, tanto para o jovem profissional, quanto para a empresa que o emprega.
Perfil profissional do técnico em eletrotécnica Então preste atenção: o profissional dessa área precisa ser bastante crítico, responsável e com extrema atenção para detalhes. Além disso, deve ter alguma familiaridade com as ciências exatas, é claro.
Saiba qual é o perfil profissional mais procurado pelas empresas
Ética, responsabilidade social, compromisso ambiental e até a imagem pessoal são importantes para quem deseja se integrar ao mercado de trabalho. ... Antes da seleção, pesquise sobre a missão da empresa a que está se candidatando, sua forma de atuação no mercado e seus projetos. Tenha atenção também à sua imagem online.
Afinal, quais as características de um bom profissional?
Saiba como ser um profissional de destaque no mercado
Como estar entre os profissionais mais cobiçados pelo mercado
Ter um diferencial competitivo significa que a sua empresa é única de alguma forma. Isso pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, ao produto que ela oferece, às estratégias de relacionamento ou à capacidade de entrega de um produto.