O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1).
Na sua forma mais simples, o teste de tração é realizado segurando as extremidades opostas de um corpo de prova dentro do quadro de uma máquina de teste. Uma força de tração é aplicada pela máquina, o que resulta no alongamento gradual e eventual fratura do corpo de prova.
Limite / tensão de escoamento é o nome dado quando se analisa as deformações sobre um determinado material. Porém, seu objetivo é verificar até quanto de "y" força um dado material resiste, chegando/passando ao/do "limite" elástico de deformação.
A resposta desses materiais sob tensão está intimamente relacionada com a propriedade do material em se deformar elasticamente ou plasticamente. Quando um material é submetido a esforços mecânicos, ele deforma-se de duas maneiras: elasticamente e plasticamente.
Tenacidade - É uma medida do trabalho realizado (ou energia consumida) em uma solicitação que leve o material à fratura. Resiliência - É uma medida da capacidade do material de sofrer uma p deformação não permanente (elástica) quando submetido a um carregamento.
A ausência de deformação significativa antes da ruptura é chamada de fragilidade. Em geral, materiais com mais de 5% de alongamento após a região elástica e antes da ruptura são considerados dúcteis.
Grafeno consiste de uma única camada atômica de carbono, disposta em uma estrutura em favo de mel. Em sua forma perfeita cristalina, o grafeno é o material mais forte já medido.