Quando falamos de protagonismo, significa que você é o personagem principal da sua vida e portanto você é o responsável por fazer as escolhas que movimentam seu dia a dia. Ser protagonista é saber que as decisões que tomamos devem partir de nós mesmos.
Um antagonista (do grego ἀνταγωνιστής - antagonistes, "oponente, competidor, rival") é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar.
Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si.
Características. O antagonismo é um fenômeno onde a exposição a um químico resulta na redução do efeito de outro químico.
Antagonistas diminuem a função celular se bloquearem a ação de uma substância que normalmente aumenta a função celular. Os antagonistas de receptores podem ser classificados como reversíveis ou irreversíveis.
Ao contrário do agonista, que também se liga ao sítio ativo do receptor, o antagonista competitivo não esta- biliza a conformação necessária para a ativação do receptor. Por conseguinte, o antagonista bloqueia a ligação do agonista a seu receptor, enquanto mantém o receptor em sua conformação inativa.
Em bioquímica, um agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica. Enquanto um agonista causa uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista.
Significado de Agonista substantivo masculino [Anatomia] Músculo que participa com outro num movimento. adjetivo [Medicina] Diz-se de medicamento que estimula células de maneira natural.
Um modulador alostérico é, em bioquímica e farmacologia, uma substância capaz de modular o efeito de um ligante ortostérico, ex: um agonista ou um agonista inverso em uma proteína alvo, ligando-se a um sítio diferente.
a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.