- A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados - destaca João Pinheiro.
O Diagnóstico Fisioterapêutico constitui o conjunto de procedimentos e rotinas diagnósticas, realizadas pelo fisioterapeuta, com a finalidade de identificar, quantificar e qualificar o distúrbio cinético-funcional de órgãos e sistemas, sensíveis à abordagem fisioterapêutica, direta ou sinergicamente.
A avaliação funcional pode ser utilizada em duas frentes: para patologias e alterações do sistema musculoesquelético, como lesões ligamentares, lesões degenerativas, artroses, lesões musculares, pré e pós-operatórios onde as articulações de joelho, ombro, tornozelo e coluna estão entre as mais afetadas; e também é ...
Na Clínica Pinheiro Franco usamos uma metodologia de avaliação e também de acompanhamento do paciente, chamada SOAP, que é uma abreviatura de algumas etapas necessárias à avaliação cinético- funcional, que são Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano.
Composta por três comandos é sinal indicativo de acidente vascular encefálico se uma das assertivas for positiva: primeiro comando: falar para o paciente sorrir, mostrando os dentes. Resposta inadequada assimetria facial. segundo comando: falar para o paciente levantar os braços para frente por 10 segundos.