É aquele em que a Seguradora responde pelo valor integral de qualquer sinistro até o Limite Máximo de Indenização da cobertura reivindicada. É a forma predominante de contratação do Seguro de Responsabilidade Civil. (Circular SUSEP 437/12).
Dentre os riscos de mercado, destacam-se o risco absoluto e o risco relativo. O risco absoluto é o risco de o preço de um determinado ativo se comportar de maneira inesperada, produzindo perdas na carteira, ou seja, o risco de comprar um ativo por determinado preço, e, posteriormente, revendê-lo por um preço inferior.
Os riscos presentes no mercado financeiro consistem na possibilidade de um retorno esperado não se concretizar, seja por influência de um fato econômico, político, organizacional ou até mesmo climático. Em geral, quanto maior o grau de incerteza relacionado ao retorno de um investimento, maior será o seu risco.
Fazendo a gestão de riscos financeiros
É todo o risco de não poder executar um contrato. Tendo como principais causas: Documentação insuficiente.
Risco é o grau de incerteza em relação à rentabilidade de um investimento. Isso significa a chance de o investimento dar um retorno abaixo do esperado, de se perder tudo o que foi investido ou, em casos extremos, de a perda ultrapassar o valor do investimento original.
A Bolsa de Valores representa um dos principais investimentos com alto retorno no mercado. Nos últimos anos, mesmo com o cenário econômico nacional, a Bolsa apresentou ótimos ganhos. É válido afirmar que o Ibovespa é o índice mais importante do nosso mercado.
Fundos de investimento em renda fixa Os fundos que investem em ativos de renda fixa via de regra são de baixo risco. Por serem de baixo risco e não apresentarem rendimentos voláteis (boa parte dos fundos de renda fixa tem rentabilidades parecidas), não há muito o que se falar em taxa de performance para esses fundos.
É uma confusão comum. Mas, diferentemente dos títulos de renda fixa, a maioria dos fundos não tem data de vencimento. Fundos de investimento não são títulos. Quando você compra um título de renda fixa, você empresta os seus recursos a uma empresa ou instituição financeira em troca de juros.
No caso de fundos de ações, o investidor precisa esperar, na maioria das situações, entre três a 30 dias para poder resgatar os recursos. Como a liquidez varia entre os fundos, vale lembrar que é fundamental ler o prospecto e o regulamento antes de fazer a aplicação.
Se a administradora quebrar, basta que os cotistas se reúnam para aprovar a transferência do fundo para outra administradora. O patrimônio do Fundo permanecerá intacto.
Os 11 principais riscos dos fundos imobiliários
O FGC é mantido com recursos de instituições financeiras, e garante alguns tipos de depósitos feitos em instituições financeiras, reembolsando os depositantes caso haja intervenção ou liquidação extrajudicial. Criado em 1995, o FGC oferece garantia para de ativos de renda fixa, como poupança, CDBs, LCIs e LCAs.
Um fundo referenciado possui um benchmark como objetivo de rentabilidade. Então, a composição deve ter 95% de ativos que estejam atrelados à essa referência. Ele é um investimento seguro, pois, o patrimônio possui cerca de 80% de títulos públicos ou privados com baixo risco de crédito.
Investimentos protegidos pelo FGC
Como vimos, o Fundo Garantidor de Crédito atua quando o banco emissor não consegue honrar os pagamentos a investidores. Mas não é todo o dinheiro aplicado na instituição financeira que está coberto pelo FGC. De acordo com a legislação vigente, o FGC garante até o valor de R$ 250 mil em saldo depositado.
O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que protege os investidores que colocam seu dinheiro em instituições financeiras associadas a ele. ... O FGC cobre depósitos de até R$250 mil por CPF e por instituição financeira.
Caso o cliente compareça no banco pagador e seu nome não esteja na lista, este deverá entrar em contato com o liquidante da Instituição Financeira mediante apresentação de comprovantes do investimento para solicitar a inclusão de seu nome na lista de credores e o envio desta informação ao FGC.