Significado de Filó substantivo masculino Espécie de cassa; tecido reticular de malha fina.
Dentro das ORDEM dos Carnívoros existem ainda muitas FAMÍLIA, como a dos Canídeos e dos Felinos. A que correspondem as FAMÍLIAS em nossa analogia? Existem ainda outras subdivisões.As famílias incluem GÊNEROS. Dentro da família a dos Canídeos há os gêneros dos lobos, dos coiotes,das raposas e dos cães domésticos.
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
A principal característica que o diferencia dos outros filos é a inexistência de órgãos ou tecidos verdadeiros. Os poríferos são uma colônia de células que possuem funções divididas entre si, e mesmo não possuindo órgãos, realizam as funções de nutrição, reprodução e respiração.
As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. ... No brotamento ocorre a formação de pequenos brotos sobre a esponja mãe.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Os Coanocitos são células exclusivas do poriferos cujas principais funções são, produzir correntes de água, capturar e ingerir partículas de alimento, exercer a respiração, pois são ricas em mitocôndrias, elas também são produtoras de gametas e transportadores de espermatozóides.
Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.
Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. Explique o que são e para que servem. Gêmulas são estruturas resistentes a adversidades ambientais como seca. ... Quando uma esponja morre, gêmulas são liberadas para propagação da espécie.
Entre a camada de pinacócitos há os porócitos, células que formam um óstio por onde a água pode entrar. Os coanócitos possuem a função de recolher os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los.
Resposta. Uma importância dos cnidários é a ecológica porque eles formam barreiras de corais. As barreiras de corais são grandes indicadores de ataque ao meio ambiente. Agora as esponjas são largamente utilizadas para substituir as artificiais para o banho.
A importância econômica dos poríferos é dada porque eles podem ser usados como um articulo de higiene, pois szeu esqueleto serve como esponja, além disso também são comercializadas como fertilizante para os campos.