Uma chama ou flama (do latim flamma) é a parte gasosa visível (emissora de luz) de algum fogo. É causada por uma reação altamente exotérmica (por exemplo, uma combustão) tomando lugar em uma zona estreita. Se um fogo for quente o bastante para ionizar os componentes gasosos, ele pode virar plasma.
A opinião do eu lírico sobre o metafísica é de que ela é apenas uma teria, que por essência seria falsa, visto que no poema nega-se e tem-se aversão às concepções filosóficas, de forma geral.
O título do poema indaga a vontade do eu lírico em se auto traduzir, uma compreensão de seus sentimentos, a tradução de um ser racional a procura de um equilíbrio entre suas emoções e razões. ... E “fundo sem fundo”, um lado cinzento, uma queda emocional a qual esse eu lírico se encontra que nunca chega a lugar algum.
Traduzir-se - Poema de Ferreira Gullar.
Resposta. Porquê de acordo com o título saberemos o que o texto se refere, ou seja, já temos à noção do que viremos.
Metáfora é a figura de linguagem mais rica que há na língua portuguesa. Ela nos mostra sempre algo muito além do que as palavras querem dizer na sua e … scrita pura. ... Isso é uma metáfora.
No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.
Na música: "A Triste Partida" no decorrer de seus versos demonstra aos seus ouvintes o sofrimento causado pela seca que ronda a região do Nordeste brasileiro, mostrando o quanto permanece ansioso o agricultor nordestino pela chegada das chuvas, de modo que esta evite problemas referentes à sua plantação e ao seu gado.
Luiz Gonzaga
Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.