EQST

O Que R-pimenta?

O que é rã-pimenta?

Anfíbio de grande porte encontrado em alguns países da América do Sul. De hábito noturno, é encontrada em brejos, lagoas e pântanos. Alimenta-se de invertebrados e pequenos vertebrados, como aves.

Pode comer rã-pimenta?

Devido à quase ausência de colesterol e baixo teor de calorias, essa carne é recomendada para pessoas com diversos problemas de saúde, como alergias ou problemas cardiovasculares. Apesar de ocorrer em boa parte do território brasileiro, a biologia da -pimenta é ainda muito pouco conhecida.

Quantos anos vive uma rã-pimenta?

Enquanto a maioria das espécies de rãs depositam seus ovos diretamente na água, a -de-olhos-vermelhos coloca seus ovos na parte de baixo das folhas que pendem sobre os corpos de água. Essa espécie pode viver cerca de 5 anos.

Qual o preço da rã-pimenta?

Com alimento e água de boa qualidade, os animais vão se transformando. A atinge o ponto de abate com 250 gramas, o que pode demorar cerca de oito meses. O preço da rã abatida é de R$ 35 o quilo, mas o preço no mercado pode chegar a R$ 60.

Onde vive a rã pimenta?

Cerrados, caatingas e região sudeste do Brasil. Habitat: Formações abertas à florestais em bordas de matas ciliares e de galeria. Hábitos: Crepuscular, noturna, terrestre e aquática. Comumente encontrada, nas margens de rios, riachos, lagos, lagoas, várzeas, brejos e charcos.

Porque Leptodactylus?

No livro de Seba havia um desenho de uma rã com cinco dedos nos membros anteriores. Então, Laurenti resolveu dar-lhe o nome específico pentadactylus, que significa “cinco dedos” em grego. Só tem um probleminha: nenhuma espécie de sapo, rã ou perereca possui cinco dedos nos membros anteriores (apenas nos posteriores)!

Que tipo de rã é comestível?

No Brasil, ocorrem várias espécies de rãs comestíveis, também conhecidas como gias (Norte e Nordeste); as mais conhecidas são: a -pimenta (Leptodactylus labyrinthicus, e L. pentadactylus) e a -manteiga (Leptodactylus ocellatus).

Porque a rã pimenta é chamada de Leptodactylus labyrinthicus?

Os cientistas a chamam de Leptodactylus labyrinthicus, nome que, em latim, faz referência à cor do ventre desses bichos, que é branco com muitas marcas escuras, como se tivessem um labirinto desenhado na barriga.

O que pode ser fornecido pelas rãs?

As coxas do animal são mais apreciadas e o dorso, normalmente descartado, torna-se subproduto. Para aproveitar o interesse e a matéria-prima, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) desenvolveu produtos como patês, salsichas e conservas de carne de . A demanda por carne de é maior que a oferta no Brasil.

Quais são as rãs comestíveis?

No Brasil, ocorrem várias espécies de rãs comestíveis, também conhecidas como gias (Norte e Nordeste); as mais conhecidas são: a -pimenta (Leptodactylus labyrinthicus, e L. pentadactylus) e a -manteiga (Leptodactylus ocellatus).

Como fazer a rã-pimenta?

Como Fazer
  1. Em um recipiente ou refratário, misture o sal, pimenta, limão, cebola e alho com a água.
  2. Deixe as coxas de marinando na mistura por pelo menos 2 horas.
  3. Passado o tempo, retire as coxas de do tempero.
  4. Passe-as na farinha de trigo, nos ovos batidos e depois na farinha de rosca.
  5. Frite em óleo bem quente.
Mais itens...

Porque o uso do nome Leptodactylus Labyrinthicus?

Leptodactylus labyrinthicus | Spix, 1824. Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 18 cm. O nomelabyrinthicus” deve-se ao fato de possuir um grande par de tímpanos (membrana timpânica, labirinto) bem visíveis logo atrás e abaixo dos olhos.

O que significa Leptodactylus?

“Rã” é uma palavra em português que tem origem em rana, nome dado a esses animais em latim. ... Todas pertencem ao gênero Leptodactylus – nome que, em grego, significa “dedos finos”, uma característica desses animais.

Qual é o nome da criação de rãs?

A criação de rãs, denominada de ranicultura, é uma atividade zootécnica e econômica que vem sendo implantada no meio rural brasileiro assim como em outros países.