O que é a ateromatose aórtica, sintomas e como tratar. A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
A ectasia da aorta caracteriza-se por uma dilatação da artéria aorta, que é a artéria através da qual o coração bombeia o sangue por todo o corpo. Esta condição é geralmente assintomática, sendo diagnosticada, na maior parte dos casos, por acidente.
O tratamento dessa doença é feito através de alterações na alimentação, prática de atividade física e uso de medicamentos que ajudam no controle do colesterol, da pressão e do diabetes. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações como infarto e trombose.
Coronariopatias são doenças provocadas por lesões das artérias coronárias, que determinam isquemia do miocárdio. A necessidade em oxigénio das células do músculo cardíaco é maior que o aporte sanguíneo.
A cirurgia de coronária ou cirurgia de revascularização do miocárdio consiste na colocação enxertos que funcionam como pontes que ultrapassam as lesões e devolvem ao coração uma irrigação normal. Para a realização dos enxertos podem ser utilizadas tanto artérias como veias.
Recuperação da cirurgia cardíaca Se o cardiologista optou pela cirurgia cardíaca minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor, podendo a pessoa voltar a trabalhar em mais ou menos 1 mês. No entanto, se foi realizada cirurgia tradicional, o tempo de recuperação pode chegar a 60 dias.
Coma mais peixe para evitar a obstrução das artérias Tente comer pelo menos duas porções de peixes gordurosos, como salmão, cavala, linguado ou atum, por semana (220 a 340 g no total) .
Como é feita a cirurgia de revascularização miocárdica? Com o paciente sob anestesia geral, o cirurgião cardíaco faz um corte no centro do tórax e serra longitudinalmente o esterno, o osso que une as costelas na parte da frente (esternotomia mediana).
Assim, a chamada cirurgia de ponte de safena consiste na colocação de pontes (bypass) feitas de enxertos de artéria ou veia. Esses enxertos são suturados na aorta e nas coronárias, ultrapassando as lesões. Assim, cria-se um novo caminho para a irrigação sanguínea do músculo cardíaco.
As pontes utilizadas na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio podem ser feitas com diferentes tipos de enxertos. Hoje, a técnica mais difundida (e que é considerada a melhor conduta) é a utilização, sempre que possível, de enxertos arteriais.
Uma operação de ponte de safena leva de três a cinco horas e até cinco religações podem ser feitas de uma vez.
Para cada um desses itens, temos cuidados específicos, tais como: monitorização cardíaca; balanço hídrico; administração de hemoderivados; mudanças de decúbito; uso de curativos protetores; avaliar as condições da pele; observar necessidade de reposição hídrica; coletar e avaliar exames laboratoriais; oferecer ...
Nos primeiros dias poderá abraçar um travesseiro contra a barriga para tossir, porém mesmo que doa um pouquinho deverá realizar os exercícios propostos pelo seu fisioterapeuta e o quanto antes deverá tentar sair da cama e caminhar.
O indivíduo acometido por qualquer procedimento cirúrgico torácico ou abdominal corre o risco de desenvolver complicações pós-operatórias; no entanto, o sistema respiratório encontra-se como o principal foco dessas complicações, visto que a tosse é a principal resposta autônoma e fisiológica para a eliminação de ...
Outros remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são:
Remédios caseiros para soltar o catarro