adjetivo Relativo a diferença. Que indica diferença. Que diferencia. substantivo feminino Matemática Aumento infinitamente pequeno de uma quantidade variável.
Funciona assim: quando uma das rodas gira mais do que deveria, ocorre o acoplamento entre as duas, o que impede que todo o torque do motor fique em apenas uma das rodas. Em curvas fortes, se uma das rodas perder aderência e começar a girar em falso, o diferencial autoblocante atua.
O diferencial Torsen consegue funcionar de forma a transmitir sempre a maior força à roda que apresenta melhor tração. Com o diferencial Torsen, quando o veículo se desloca em linha reta, com aderência uniforme, o binário motor reparte-se igual- mente pelas duas rodas (50:50).
Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência. A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.
As marchas reduzidas diminuem o uso freqüente dos freios, já que a compressão do motor mais o aumento de torque proporcionado pelas marchas reduzidas resultam em um poderoso freio-motor, capaz de segurar sozinho, sem os freios, o peso do veículo em uma descida mais radical.
A reduzida é uma opção a mais que a marioria dos veículos 4×4 tem para transpor obstáculos sem sobrecarregar outros sitemas, como embreagem e freios. ... A reduzida também é de extrema importância quando precisamos da ajuda do freio motor em baixa velocidade, como em caso de descida muito íngreme e/ou escorregadia.
A função 4×4 reduzida só deve ser utilizada em situações em que haja a necessidade de aumentar muito o torque. Aumentar o torque pode forçar o conjunto de motor e câmbio, levando ao desgaste prematuro e até mesmo a quebra.
É importante engatar a marcha reduzida antes de tentar superar o obstáculo, e sempre com o veículo parado. Cada marca e modelo possui suas próprias características. A tração 4×4 deve ser usada para superar obstáculos e precisa ser desativada assim que não for mais necessária – isso é uma dica geral.
Carros chamados de 4x4, por definição, são veículos que podem ter tração nas quatro rodas parcialmente. Ou seja, operam como 4x2 até que o motorista faça a seleção para que o outro eixo do veículo passe também a ter tração. ... Esse sistema pode ser encontrado também em SUVs, crossovers e até mesmo carros compactos.
Agora, se você planeja usar um 4X2 para terrenos acidentados, a tração traseira é a escolha certa. Já os 4X4 possuem tração nas quatro rodas. É o veículo mais versátil e garante total controle e segurança, seja para o uso diário ou trilhas com terrenos irregulares.
4x4 ou 4x2: onde a tração acontece Na maior parte dos modelos a tração é dianteira (FWD, Front-Wheel Drive). Já nos mais esportivos o que predomina é a tração traseira (RWD, Rear-Wheel Drive).
Indica quantas rodas têm capacidade de tração. A sigla 4x2 indica que o veículo tem 4 rodas, mas apenas duas tracionam. O sistema 4x2 pode ser com tração dianteira (FWD, Front Wheel Drive) ou traseira (RWD, Rear Wheel Drive).
Os 8 SUVs 4×4 mais baratos do Brasil: ranking e análise dos modelos
Picapes turbodiesel 4x4 automáticas: quais as mais econômicas?
Confira os 5 melhores carros 4×4 à venda no Brasil:
São eles:
Suzuki Jimny - R$ 85.
OS 20 CARROS USADOS QUE MENOS DÃO PROBLEMAS AOS SEUS DONOS
Esses são os carros que mais dão problema. Confira!
As 10 piores marcas de carro